Por Delmo Menezes

Na semana passada (16), em um café da manhã com blogueiros e jornalistas, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), havia afirmado que para o bem de Brasília, poderia participar de uma gestão programática no governo Rollemberg. Na oportunidade, o deputado Izalci, ressaltou que “neste momento de dificuldade que o país e o DF estão atravessando, uma aliança programática é o melhor que se pode fazer, pensando em Brasília”. disse o parlamentar.

Nesta quarta-feira (21), ainda se recuperando de um forte resfriado, o deputado Izalci em contato com o Agenda Capital, declarou que devido a falta de retorno do governador, referente ao cumprimento dos 15 itens que lhe foi entregue, uma possível aliança com o governo neste momento, se torna praticamente impossível.

Eleições na Câmara Legislativa 

Outro fator que pesou bastante, foi o fato do governador não ter cumprido o acordo que já havia sido acertado em reunião no Lago Sul com a presença do próprio Rollemberg, em que a 2ª secretaria da CLDF, seria do distrital Robério Negreiros (PSDB-DF).

Na quarta-feira (14) véspera da eleição, Rollemberg procurou o deputado Izalci Lucas demonstrando o desejo de ter o PSDB participando do governo local. Na ocasião, solicitou o voto do distrital Robério Negreiros para garantir os 13 votos que daria a eleição ao deputado distrital Agaciel Maia (PR-DF).

Segundo Negreiros, foi fechado o acordo, inclusive com assinatura do parlamentar em favor de Agaciel. No dia da votação para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Podemos), líder do governo na Casa, registrou a sua candidatura a 2ª Secretaria da Mesa, o que provocou fortes reações do deputado Robério Negreiros, que mudou seu voto, e foi decisivo para eleger o deputado Joe Valle (PDF-DF), como presidente da Casa.

Diante dos fatos, a Executiva Regional do PSDB, tendo o deputado Izalci Lucas como presidente, convocou uma reunião de emergência, afirmando que definitivamente o PSDB não participaria do governo Rollemberg, por não mais confiar na palavra do Chefe do Executivo. Izalci disse ainda, que continuará ajudando o Distrito Federal, na liberação das emendas parlamentares, como presidente da Bancada Federal.

Veja Nota Oficial do Diretório Regional do PSDB -DF:

Carta do PSDB

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here