Dr. Cid Carvalhaes*

Dezembro. Chuva, calor, tempo imprevisível, ruas congestionadas, pessoas transitando em locais incontáveis, destaque a pontos comerciais de matizes distintas. 

Luzes a cintilar na noite, árvores enfeitadas, árvores artificiais montadas, papais noéis a se proliferaram em cada esquina, espírito de solidariedade, confraternizações, consumismo, amigo oculto, festa do local de trabalho. 

Embalados nas músicas e coros natalinos, os patrões se permitem misturarem-se com empregados. 

Nasceu Jesus em 25 de dezembro, assim dizem as Escrituras, o nosso Redentor, filho de Deus feito homem para redimir os pecados do mundo, nascido de Maria, Virgem desde a concepção anunciada pelo anjo celeste. Referência maior do cristianismo, Jesus Cristo é o aniversariante.

Seu legado é incomensurável em excelentes ensinamentos. Pode-se resumir, acolha seu semelhante como gostaria de ser acolhido. Praticamos? Guerras de perpetuam em várias partes do mundo.

Matanças indiscriminadas sem sustentações lógicas. Egoísmo predominante nas relações humanas. Agressões, desrespeito, confrontos de nações, segmentos étnicos, societários, políticos, doutrinários  pessoais, os mais diversos.

Contrastes relevantes, a sociedade evoluiu em conquistas e se deteriora em relacionamentos.

Independente de crenças religiosas, práticas em igrejas, distintos ‘deuses’, agnósticos, ateus, seres humanos têm e devem se respeitarem mutuamente com um mínimo de tolerância, parcimônia, compreensão, abnegação, acolhimento.

Nunca espartano, rígido, inflexível. Devemos destinar ao nosso semelhante tudo aquilo por nós desejado que nos acolham. Ensinamento CRISTÃO.

(Amarás o próximo como a ti mesmo, disse Jesus)

FELIZ NATAL a todos!

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião, advogado e escritor. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here