Foto: Ag. Bsa

A Associação VIVA LAGO OESTE irá dedicar o mês de setembro para refletir sobre o bioma Cerrado realizando lives com especialistas em meio ambiente, eventos com feira agroecológica e um encontro de turismo nos dias 11 e 12 de setembro na Trilha do Calango, Lago Oeste.

Por Redação

No mês em que se comemora o DIA NACIONAL DO CERRADO – 11 de setembro, a Associação VIVA LAGO OESTE formada por diversos empreendedores da região do Lago Oeste, abre o mês com uma extensa programação dedicada à reflexão em defesa do cerrado, com o objetivo de sensibilizar mais e mais pessoas junto a preservação, o respeito e a valorização do cerrado brasileiro.

Segundo maior bioma da América do Sul e também o segundo maior bioma do Brasil, o chamado “berço das águas” tem uma área de 2.045.000 km² onde se encontra seis das principais regiões hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. Até mesmo a bacia hidrográfica do Amazonas recebe as águas que brotam no Cerrado. Além das águas cristalinas, de lindas cachoeiras, é no cerrado que estão quase 12 mil espécies de plantas nativas catalogadas, 199 espécies de mamíferos e 837 espécies que compõe a avifauna, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (2017).

Nós, do VIVA LAGO OESTE, somos parte deste cerrado. Somos parte dessa imensa savana de vegetação rasteira e baixa. Nossos quintais de casa são de gramíneas, de árvores afastadas umas das outras, com galhos mais secos, duros e retorcidos. Somos moradores desse solo vermelho, desce chão que nos sustenta. Somos a Associação VIVA LAGO OESTE preocupada com a preservação do bioma cerrado e vamos dialogar com diversas frentes nesse mês de setembro sobre esse ecossistema. Vamos conversar com personalidades do mercado de turismo de lazer, do turismo de aventura, com ambientalistas sobre o Plano de Manejo do Parque Nacional de Brasília, iremos falar sobre sustentabilidade, patrimônio nacional, animais em extinção, agroecologia e produtos orgânicos”, diz um dos organizadores do evento.

De acordo com a Associação, não serão conversas fáceis mas o propósito também será apresentar ações bem sucedidas de iniciativas realizadas por empreendedores da Associação VIVA LAGO OESTE que apresentam em seus negócios, ações em favor do meio ambiente, dentre elas: a preservação e restauração ambiental no Sítio Titara e na Fazenda Roncador, o tratamento, a recuperação e a soltura de animais silvestres oriundos de tráfico realizado pela veterinária Dr. Ludmila da Trilha do Calango, o estudo e pesquisa de capivaras realizado pelo Dr. José Roberto Moreira editor do livro Capybara: Biology, Use and Conservation of an Exceptional Neotropical Species” (Capivaras: biologia, uso e conservação de uma excepcional espécie neotropical), a construção do Parque Agroecológico da Espaçonave, o cuidado com o descarte do lixo da Chef Di Oliveira do restaurante Brasis, o manejo humanizado dos animais da Queijaria Rancharia, o tingimento natural de tecidos feitos pela estilista Raquel Bogéa entre outras ações de menor impacto mais de total importância para a causa ambiental.

O mês de setembro, na capital do Brasil, é tempo de se encantar com a floração dos ipês. É tempo de dar destaque as ações em favor do CERRADO.

Mais informações: MÊS DO CERRADO – VIVA LAGO OESTE

DATA: de 04 a 25 de setembro de 2021.

DATA DESTAQUE: 11 e 12 de setembro VIVA LAGO OESTE:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here