Foto: Reprodução

O programa DF Acessível é uma parceria da Secretaria de Economia, Secretaria da Pessoa com Deficiência e TCB

Por Delmo Menezes

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005, o governo do Distrito Federal através do programa DF Acessível, que é uma parceria entre a Secretaria de Economia, Secretaria da Pessoa com Deficiência e a TCB, adquiriu vans adaptadas, com a finalidade de atender o programa, que realizará o transporte de Pessoas com Deficiência (PCD), do tipo motora, configurada pela redução de mobilidade. O serviço tem a finalidade de realizar o transporte porta a porta de pessoas com deficiência.

Segundo o secretário de Economia, André Clemente, “essa realização vai facilitar a rotina do cidadão para deslocar-se à escola, trabalho e reabilitação hospitalar. Inicialmente o serviço é exclusivo às pessoas com deficiência motora severa”, disse.

De acordo com a usuária do transporte Karol Cruz, moradora de Taguatinga-DF, uma das nossas dificuldades é pegar ônibus, porque nem sempre tem adaptação, ou então está com algum defeito. “Esse novo meio de transporte vai facilitar demais a vida da gente. Vamos ter uma tranquilidade de chegar aos compromissos dentro do horário. No meu caso não é somente eu que faço uso, minha filha também usa, pois ela tem paralisia cerebral, e faz uso para ir ao Hospital da Criança e no Sarah”, afirmou.

Para o Diretor-Presidente da TCB, Chancerley de Melo Santana, a assinatura desta parceria demonstra o esforço do Governo do Distrito Federal em prol da população mais vulnerável. “O DF Acessível mostra o compromisso do GDF com a população. É gratificante poder entregar um serviço desse nível àqueles que precisam”, destacou o dirigente.

Foto: Reprodução vídeo GDF.

O programa DF Acessível está realizando o levantamento e os critérios para definição dos usuários elegíveis.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here