Celina Leão vice-governadora do DF e o Conselheiro Manoel Andrade, presidente do TCDF. Foto: Divulgação.

O presidente eleito, Manoel de Andrade, reforçou o papel do TCDF na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, visando ao bem-estar social com austeridade

Por Delmo Menezes

Em uma solenidade marcada pela presença expressiva de representantes dos três poderes, a nova composição do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), eleita para o biênio 2025/2026, deixou claro que a gestão terá como foco o trabalho pedagógico de orientação aos gestores públicos do DF. O objetivo é prevenir erros em contratações públicas e evitar falhas nas políticas sociais, sempre com ênfase no interesse público, na economicidade, no uso de Inteligência Artificial, na transparência e na aproximação com a sociedade. O evento, que contou com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil, destacou o compromisso da nova administração com a melhoria dos serviços prestados à população.

O presidente eleito, Manoel de Andrade, reforçou o papel do TCDF na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, visando ao bem-estar social com austeridade. “O Tribunal tem a missão de combater o malfeito, orientar para evitar desvios e garantir que as políticas públicas alcancem seus objetivos. Não me falta a vontade de ver as coisas melhorarem”, afirmou Andrade, que assume o cargo pela terceira vez.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou a importância de um olhar mais atento e menos burocrático do Estado para as populações mais carentes. Ela ressaltou que o TCDF tem sido fundamental na correção de erros dos gestores públicos, evitando ilegalidades. “Tenho certeza de que, sob a liderança do presidente Manoel, essa postura continuará, pois ele sempre demonstrou um olhar especial para os que mais precisam”, disse.

Secretários de Estado e autoridades na cerimônia no TCDF. Foto: TCDF

O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz, também enalteceu a atuação do TCDF, lembrando que o trabalho do Tribunal reflete diretamente em benefícios para a população. “Os resultados de vocês impactam positivamente a vida dos cidadãos da capital”, afirmou.

Aproximação com a sociedade e linguagem simples

O procurador Marcos Felipe Lima, representante do Ministério Público de Contas do DF, destacou que a nova gestão trará a sociedade para mais perto do Tribunal. “Muitas pessoas não têm um entendimento claro do que o TCDF pode fazer. A abertura de comunicação e o foco no papel pedagógico da Corte vão gerar frutos que se somarão aos resultados já alcançados”, explicou.

Nesse sentido, o presidente Manoel de Andrade anunciou que a implementação da Linguagem Simples será um dos pilares de sua gestão. “Vamos simplificar o vocabulário para ampliar a compreensão. Temos um linguajar muito técnico, que pouca gente entende. Queremos que o TCDF seja acessível a todos”, reforçou.

Foto: Divulgação TCDF

Reconhecimento à gestão anterior e novos desafios

O vice-presidente eleito do TCDF, Inácio Magalhães, elogiou a gestão do desembargador Márcio Michel, que antecedeu Andrade. “Foi uma administração eficiente, que olhou tanto para dentro quanto para fora do Tribunal”, disse. Renato Rainha, regente da Escola de Contas do TCDF, também agradeceu o apoio da gestão anterior à Escon, que realizou mais de 100 ações de capacitação para servidores e cidadãos entre 2023 e 2024. Rainha destacou ainda o dinamismo do novo presidente. “Ele tem vontade de fazer e realizar. Sob sua liderança, as portas do Tribunal estarão abertas para a sociedade e para nossos jurisdicionados”, afirmou.

Márcio Michel, ao passar o cargo, agradeceu a todos os servidores e elogiou o sucessor. “Tenho o prazer de entregar o TCDF a Manoel de Andrade, que já demonstrou competência e seriedade desde sua atuação no sindicato dos taxistas. Continue trilhando o caminho do trabalho honesto e dedicado”, disse.

Impacto positivo e resultados expressivos

O desembargador substituto Vinícius Fragoso lembrou os resultados expressivos da última gestão, destacando que, em um único processo, o TCDF gerou uma economia de R$ 1,5 bilhão, valor que supera o orçamento de dois anos do Tribunal. “Trabalhamos de forma superavitária, agregando valor ao Distrito Federal”, concluiu.

A solenidade contou com a presença de secretários de estado, parlamentares, desembargadores, gestores de empresas públicas, comandantes das forças de segurança e representantes da sociedade civil organizada, além de familiares do presidente Manoel de Andrade. O evento marcou o início de uma gestão que promete reforçar o papel do TCDF como agente de transformação e garantia do interesse público.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here