Pelo menos quatro pessoas morreram em nova rebelião no sistema penitenciário do Amazonas. O motim ocorreu  na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, localizada no centro da capital amazonense. Segundo informações, a  situação no local já está controlada, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas.

A cadeia, que estava desativada, foi reaberta às pressas nesta semana em péssimas condições pelo governo do Amazonas para abrigar 283 detentos após a matança em dois presídios de Manaus que terminou com 60 mortes.

A rebelião começou por volta da 1h (3h, pelo horário de Brasília). Ainda não se sabe se uma briga entre facções teria motivado a chacina.

Na sexta-feira (6), os detentos haviam provocado tumulto no local, protestando por mais espaço e melhores condições de infraestrutura. A cadeia pública Vidal Pessoa estava desativada desde outubro de 2016 por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), porém cerca de 280 detentos foram transferidos para o presídio após a chacina no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), ocorrida no dia 1° e que resultou na morte de pelo menos 56 presos.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, disse na sexta-feira que os detentos devem permanecer na cadeia pública, que está em obras, por cerca de três meses. O policiamento no local já havia sido reforçado e as visitas na unidade estavam suspensas.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here