Foto: Reprodução

Por Redação

Devido ao coronavírus , o governo nacional suspendeu a chegada de voos de países em risco , incluindo todos os países da Europa, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão e Irã. Além disso, a emergência de saúde foi ampliada.

O Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) também exige que aqueles que retornam ao país permaneçam em quarentena por catorze dias após visitarem um país infectado por coronavírus .

Todos os voos afetados podem operar até segunda-feira (16), para levar ou trazer residentes para o país de origem. A partir desta data apenas as Aerolíneas Argentinas poderá repatriar moradores que se encontram no exterior.

“Na situação atual, é necessário adotar novas medidas oportunas, transparentes e consensuais, baseadas em evidências científicas, além daquelas já adotadas desde o início dessa situação epidemiológica, para mitigar sua disseminação e seu impacto na saúde”, indica o texto para justificar as novas medidas. 

Em seu artigo 9, a “suspensão temporária de voos” é estabelecida e esclarece-se que a medida afetará “os vôos internacionais de passageiros das ‘áreas afetadas’, dentro de um período de 30 dias”.

O Ministério da Saúde também teve o poder de “instar as pessoas sintomáticas das áreas afetadas a se absterem de viajar para a Argentina, até que tenham um diagnóstico médico da autoridade sanitária do país em que estão localizadas, com a devida certificação. descartar a possibilidade de contágio “.

Além disso, o texto assinado pelo Presidente Alberto Fernández estabelece sanções para os viajantes que não cumprem o isolamento recomendado após uma viagem a destinos desaconselhados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O fechamento de museus, centros esportivos, salas de jogos, restaurantes, piscinas e outros locais de acesso público pode ser arranjado; suspender shows públicos e todos os outros eventos maciços”, afirma o decreto. 

Entre outras questões, o texto prevê que as pessoas com mais de 65 anos cumpram o “isolamento social” e evitem viajar de transporte público e ir a reuniões.

Da mesma forma, a extensão da emergência de saúde é estabelecida por um período de um ano. “

Até o momento, existem 31 casos confirmados no país, incluindo 3 contatos locais. 

Nesta quinta-feira, a província de Buenos Aires e a cidade suspenderam todos os grandes eventos, ao mesmo tempo em que foi acordado que os jogos de futebol disputados no país sejam realizados sem audiência nas arquibancadas.

Fonte: El Clarin

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here