Administrador de Taguatinga, Bispo Renato em visita a Obra do Túnel de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Além do túnel de Taguatinga que está em ritmo acelerado e com previsão de entrega para o próximo ano, equipes constroem calçadas, meios-fios e estacionamentos, renovam sinalização de trânsito e trocam areia em parquinhos públicos.

Por Redação

Taguatinga é uma cidade que encanta por sua beleza e sua história que se confunde com a própria capital. A passagem do GDF Presente pela cidade, foi cercada de capricho nos detalhes. O grupo de trabalho do programa atuou junto à comunidade com serviços em escolas, praças, estacionamento e parquinho.

Na Vila Dimas, na CSE 1, em frente à área comercial, as raízes de uma árvore quebraram o calçamento, dificultando a mobilidade dos pedestres. Então, toda a passarela deteriorada foi substituída por uma nova calçada em bloquetes. Na CSE 6, o GDF Presente trabalha em 517 m2 de estacionamentos para ampliar a oferta de vagas em Taguatinga Sul.

Escola Classe da QSC 01: obras melhoram o acesso para as vans e para o público. Foto: Ag. Brasília

Acessos

Já na QSC 1, a Escola Classe 1 ganhou meios-fios em suas proximidades e uma adequação viária.  “Por conta da obra do túnel, na via onde era a entrada da escola houve uma mudança de sentido, por isso houve a necessidade de mudar também o acesso à escola”, explica o diretor de Obras da Administração de Taguatinga, André Sousa. “Corrigimos também um declive que existia lá, bem como a baia de acesso das vans escolares”.

Setor de Mansões

Na Praça Central, no Setor de Mansões, o parquinho foi limpo e ganhou areia nova. Atenção aos detalhes também marcou os trabalhos na Praça da QNC 7, que recebeu marcação de distância na pista de cooper. “Lá há muitos idosos que agora não precisam mais se deslocar ao Taguaparque ou Pistão Norte para fazer a sua caminhada”, lembra André Sousa.

CSE 01, Vila Dimas. Foto: Divulgação/ GDF Presente

Praça do DI

Enquanto isso, na Praça do DI, o Detran executou uma sinalização educativa, com a implantação de vias de único sentido. “São intervenções pequenas, porém de grande relevância para a comunidade local; e assim o GDF Presente segue cuidando das pessoas e das cidades”, observa o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer.

Túnel de Taguatinga

Com previsão de entrega para 2022, a construção das paredes de diafragma – que fazem parte da fundação do túnel – está em fase de finalização. A próxima etapa é a execução de vigas e lajes. A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.

As obras do Túnel de Taguatinga estão bem avançadas. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Segundo o Bispo Renato de Andrade, a cada 15 dias é feita uma vistoria pela administração e outros órgãos do governo para fiscalizar o andamento das atividades. “Toda semana queremos trazer novas lideranças da região para conhecer de perto esta que é uma das maiores obras do Brasil. Queremos também ouvir as reivindicações e buscar soluções para minimizar os problemas que o comércio local vem enfrentando transitoriamente”, afirmou. 

Para acelerar ainda mais o ritmo da construção do Túnel de Taguatinga, os serviços para erguer a estrutura – que vai beneficiar 137 mil motoristas – foram estendidos até as 22h.

A obra é fruto de um investimento de R$ 275 milhões em contrato de financiamento firmado entre o governo local e a Caixa Econômica Federal.

Da Redação do Agenda Capital e Ascom/Adm. Taguatinga

2 COMENTÁRIOS

  1. Importante ter um administrador comprometido com o trabalho, com a honestidade, Com a fidelidade e o caracter . Um homem família e respeitado. Pois assim todos que nele confiaram não tem dor de cabeça e pelo contrário podem descansar daquela responsabilidade pois sabem que será bem conduzida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here