O médico Alberto Aguiar Santos Neto assume o cargo de secretário de Saúde do DF
Por Redação*
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, foi exonerado. Em seu lugar, assume o médico Alberto Aguiar Santos Neto.
Secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Artur Felipe Siqueira de Brito também deixará o cargo na Secretaria de Saúde.
Osnei não participou da tradicional coletiva de imprensa com informações da Covid-19, nesta quinta-feira (26/8). Alberto Aguiar Santos Neto é médico ortopedista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele tem especialização em oncologia ortopédica e em ombro e cotovelo. O novo secretário também possui MBA de gestão em saúde. O médico é concursado da Secretaria de Saúde do DF desde 2013.
Interlocutores do Executivo local afirmam que a saída de Osnei foi um acordo entre ele e Ibaneis Rocha (MDB). Okumoto deve ser lotado na Fundação Hemocentro de Brasília.
Segunda exoneração
Esta é a segunda vez que Osnei Okumoto deixa o comando da pasta. A primeira vez, em 16 de março de 2020, a exoneração foi publicada no Diário Oficial do DF como sendo a pedido. No entanto, em agosto do mesmo ano, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chamou Osnei de volta para o cargo, após o ex-secretário Francisco Araújo, ser alvo da Operação Falso Negativo.
EM TEMPO: Atualizado às 19h00
Confira a íntegra da nota do GDF sobre as mudanças:
“O médico Alberto Aguiar Santos Neto, que chegou a ser anunciado como secretário de Saúde do Distrito Federal, decidiu não assumir o cargo por motivos pessoais, principalmente de ordem familiar. O médico chegou a aceitar o convite, mas decidiu continuar tocando sua empresa.
O ex-secretário Osnei Okumoto pediu exoneração do cargo e vai voltar à presidência do Hemocentro.
O secretário de Governo, José Humberto Pires, assume interinamente a pasta da saúde.”
*Com informações do Metrópoles/Agenda Capital