Foto: Twitter GDF

Grupos prioritários que já tiverem começado a imunização serão mantidos. Quem ainda não iniciou vai ter que esperar a idade, hoje em 46 anos

Por Redação

A vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal será feita somente por faixa etária. O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou nesta quinta-feira (1º/7) que seguirá recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para não incluir novos grupos específicos na imunização.

Segundo o secretário, os grupos que já começaram a vacinação serão mantidos. “Categorias que não iniciaram a imunização terão que esperar por faixa etária nos termos da recomendação no Ministério Público”, afirmou Gustavo Rocha.

Em 29 de junho, a força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que fiscaliza as ações de combate à Covid-19 recomendou que fosse definido prazo para que profissionais contemplados na campanha de imunização se vacinem. A preocupação do órgão era com o andamento da vacinação por idade na capital.

O agendamento, mesmo com a vacinação por faixa etária, continuará. “Vamos manter para que não haja aglomeração nem longas filas”, ressaltou Rocha.

46 anos

Hoje, o DF vacina pessoas com idade partir de 46 anos. O agendamento para esse pública começou nesta quinta. O início da vacinação será nesta sexta-feira (2/7).

O avanço por faixa etária foi possível devido à chegada de 31 mil doses da vacina da AstraZeneca e 25.740 da Pfizer/BioNTech, na noite dessa quarta (30/6). A marcação de hora, data e local da imunização deve ser feita no site vacina.saude.df.gov.br.

Bancários ameaçam greve

Em nota publicada nessa quarta-feira (30), o Sindicato dos Bancários de Brasília convocou os trabalhadores para uma assembleia nesta quinta, às 19h, “que vai deliberar pela decretação de greve por tempo indeterminado a partir da 0h da segunda (5)”.

“O objetivo da paralisação é assegurar a vacinação imediata da categoria contra a Covid-19, tendo em vista que o GDF, atendendo a uma orientação do Ministério Público Federal, suspendeu o início do processo que estava previsto para começar no próximo sábado (3). Assim, o agendamento para a imunização, que começaria nesta quinta, também está cancelado”, diz o texto no site.

Segundo Rocha, com a decisão de acatar a recomendação do MPDFT, os bancários não serão vacinados como grupo específico. O secretário afirmou, entretanto, que se houver outro entendimento mais para frente, poderá haver mudança na regra. “A fotografia do momento é essa, mas nada impede que venha uma nova orientação”, esclareceu.

O GDF disse que a demanda da categoria seria para uma lista com mais de 30 mil nomes, o que inviabilizaria a imunização de todos.

Rodoviários

As doses de vacina contra Covid-19 não usadas por rodoviários no Distrito Federal serão disponibilizadas a outro público. O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou que das 11 mil doses reservadas para a categoria, 7.125 foram aplicadas. Assim, as 4 mil restantes serão remanejadas.

“A vacinação dos rodoviários está encerrada. Vamos remanejar as doses para outras pessoas”, afirmou o secretário em coletiva de imprensa.

Em 28 de junho, Rocha já havia avisado que as doses não ficariam paradas. Na ocasião, 4.337 rodoviários tinham sido vacinados. Esse número aumentou para 7 mil , mas não foram usadas todas as doses.

Da Redação com informações do GDF/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here