Michelle Bolsonaro, Ibaneis Rocha e Celina leão. Foto: Reprodução.

A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 1.522 eleitores do Distrito Federal entre os dias 31 de maio e 4 de junho

Por Redação

A vice-governadora Celina Leão (PP) desponta como a principal candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições de 2026, de acordo com o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (9 de junho). A pesquisa também aponta a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) como os nomes mais fortes para as duas vagas no Senado Federal.

A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 1.522 eleitores do Distrito Federal entre os dias 31 de maio e 4 de junho. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Disputa pelo GDF: Celina Leão à Frente em Todos os Cenários

Celina Leão se destaca nos três cenários estimulados pela pesquisa para o GDF, consolidando sua posição como pré-candidata.

No primeiro cenário, que inclui o ex-governador José Roberto Arruda (PL), que está inelegível, Celina Leão aparece com 31,1% das intenções de voto. Fred Linhares (Republicanos) figura em segundo, com 21,5%, seguido por Arruda, com 15,3%. Leandro Grass (PV) alcança 8,4%, Paula Belmonte (Cidadania) tem 4,3%, Ricardo Cappelli (PSB) soma 4,1%, e Eduardo Pedrosa (União Brasil) aparece com 3%. Brancos, nulos e indecisos somam 12,3%.

No segundo cenário, sem Arruda e Pedrosa, Celina Leão amplia sua vantagem para 34,4%. Fred Linhares sobe para 26%, e o senador Izalci Lucas (PL) entra na disputa com 7,2%. Leandro Grass atinge 8,9%, Paula Belmonte 5,3%, e Ricardo Cappelli 5,1%. Os votos em branco, nulos e os que não sabem/não opinaram representam 13,1%.

Já no terceiro cenário, que exclui Fred Linhares e Arruda, Celina Leão alcança seu maior percentual, com 42,8% das intenções de voto. Izalci Lucas aparece com 9,9%, seguido por Leandro Grass com 9,8%. Eduardo Pedrosa tem 6,7%, Paula Belmonte 6,3%, e Ricardo Cappelli 5,5%. Neste cenário, 18,9% dos eleitores não sabem, não opinaram ou votaram em branco/nulo.

Corrida pelo Senado: Michelle Bolsonaro e Ibaneis Lideram

Para as duas vagas em disputa no Senado Federal em 2026, a pesquisa do Instituto Paraná também apresenta dois cenários, com destaque para Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha.

No primeiro cenário, que inclui a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro lidera com 42,8% das intenções de voto, seguida de perto pelo governador Ibaneis Rocha, com 36,5%. A atual senadora Leila Barros (PDT) aparece em terceiro, com 29,7%. As deputadas federais Erika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL) obtêm 24% e 18,3%, respectivamente. Rosilene Corrêa (PT) fecha a lista com 6,5%. Votos em branco, nulos e “nenhum dos mencionados” somam 7,6%, e 4,3% não souberam ou não opinaram.

No segundo cenário, sem a participação de Michelle Bolsonaro, Ibaneis Rocha e o deputado federal Fred Linhares (Republicanos) aparecem em empate técnico. Linhares registra 36% das intenções de voto, enquanto Ibaneis tem 35,3%. Leila do Vôlei mantém uma boa posição, com 26,7%. Erika Kokay alcança 21,7%, Bia Kicis 17,1%, e o senador Izalci Lucas (PL) soma 16%. Rosilene Corrêa tem 5,3%. Neste cenário, brancos, nulos e “nenhuma das opções” totalizam 7,5%, e 4,6% não souberam ou não opinaram.

Com esses resultados, o cenário político do Distrito Federal começa a se desenhar para as eleições de 2026, indicando uma forte disputa tanto para o Governo quanto para o Senado.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here