Principais instituições da área de TI no DF se unem. Foto: Divulgação.

Um dos objetivos do setor de TI será formar mão de obra para o setor, que abre 20 mil vagas por ano e não preenche por falta de profissionais qualificados

Por Redação

As nove principais entidades representativas da Tecnologia da Informação (TI) do Distrito Federal formarão uma organização única de fomento às atividades do setor, que pretende consolidar a capital como um dos centros de inovação do país. O Grupo de Fortalecimento da Tecnologia da Informação do DF (GForTI) será lançado na próxima quinta-feira, às 19h, na Torre Digital de Brasília. 

Essa iniciativa conta com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e também dp Parque Tecnológico Biotic, além da Frente de Tecnologia da Câmara Legislativa, presidida pela deputada Doutora Jane.

O setor passa a concentrar forças, num movimento único, em busca de respostas políticas, negociais e legislativas, entre outras metas.

O coordenador desse movimento, Gilberto Lima, do Instituto Illuminante, diz que “uma das principais propostas do GForTI, ao reunir as instituições mais relevantes de Tecnologia da Informação e da Comunicação do DF numa figura jurídica própria, sendo algumas de atuação nacional, é consolidar Brasília como um dos mais importantes centros de inovação do Brasil”.

Os líderes do grupo querem promover, pelo empreendedorismo tecnológico, uma urgente transformação econômica e social na área de TI do DF, gerando mais emprego, renda e arrecadação de impostos.

Preocupam-se também em incrementar um universo de grande qualificação profissional, diante da carência de mão de obra em muitas atividades desenvolvidas pelas empresas brasilienses.

Há décadas, vem sendo defendida a plena união de todas as entidades que gerenciam ações de Tecnologia da Informação e Inovação no DF, o que parecia difícil diante de interesses controversos dentro do setor.

Esse desafio está superado. Estão juntos no GForTI as seguintes instituições (em ordem alfabética): 

  • Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI);
  • Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO/DF);
  • Brasil Startups;
  • Centro de Tecnologia de Software de Brasília (TECSOFT);
  • Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO/Nacional);
  • Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social;
  • Instituto MultipliCIDADES;
  • Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (SINDESEI/DF);
  • Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (SINFOR/DF).

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Com Informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here