Lula e o novo ministro da Secom-PR, Sidônio Palmeira. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pimenta diz que encerra 1ª fase do governo; sucessor é publicitário

Por Delmo Menezes

Em uma estratégia do governo federal, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou nesta terça-feira (7) sua saída do cargo. A decisão foi confirmada após conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pimenta, que ocupava o cargo desde o início do governo em janeiro de 2023, será substituído pelo publicitário baiano Sidônio Palmeira, conhecido por sua longa trajetória em campanhas políticas, incluindo a eleição vitoriosa de Lula em 2022.

Durante o anúncio, feito em seu gabinete no Palácio do Planalto, Pimenta destacou que sua saída marca o encerramento da “primeira fase” do governo Lula. “Foi uma fase de acompanhamento, de reposicionamento dos programas e ações do governo. A partir de 2025, entraremos em uma nova etapa, que será o período da colheita dos resultados. O presidente acredita que, para essa nova fase, é necessária uma liderança com um perfil diferente, mais técnico e criativo, para coordenar a política de comunicação do governo”, afirmou.

A transição na Secom já está em andamento. Além de Sidônio Palmeira, o publicitário Thiago César assumirá a secretaria-executiva da pasta, substituindo o advogado Ricardo Zamora. A cerimônia de posse do novo ministro está prevista para o início da próxima semana, no Palácio do Planalto.

Perfil do novo ministro

Sidônio Palmeira é uma figura de destaque na publicidade política, tendo trabalhado em campanhas de importantes lideranças petistas, como Rui Costa e Jacques Wagner, ambos na Bahia. Apesar de sua vasta experiência em campanhas eleitorais, Palmeira ressaltou que esta será sua primeira atuação em uma carga governamental. “Nunca trabalhei em governo. Venho da iniciativa privada. Alguns me chamam de marqueteiro, mas prefiro ser chamado de publicitário, porque nosso trabalho não é transformar algo em perfeito, mas comunicar as características reais”, explicou.

Entre as prioridades do novo ministro está a modernização da comunicação do governo, com foco na transformação digital. “Precisamos evoluir na comunicação digital, garantindo que a população tenha acesso rápido e eficiente às informações sobre as ações e serviços do governo, seja por aplicativos, redes sociais ou outros meios”, afirmou Palmeira.

Futuro de Paulo Pimenta

Licenciado do mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta informou que tirará cerca de uma semana de férias antes de discutir com Lula sua próxima missão no governo. Ele não descartou a possibilidade de retorno à Câmara dos Deputados ou assumir outra função estratégica. “Pedi ao presidente que me esses alguns dias para descansar com a minha família antes de definir meus próximos passos”, disse.

O desafio da Secom

A Secretaria de Comunicação Social desempenha um papel fundamental no governo federal, sendo responsável pela formulação e implementação da política de comunicação, promoção da relação com a imprensa e combate à desinformação. O novo ministro terá a missão de consolidar os avanços alcançados até agora e liderou a comunicação no que o governo chama de “segunda fase”, marcada pela entrega dos resultados das políticas públicas rompidas.

Com essa mudança, o governo busca fortalecer seu relacionamento com a sociedade, aprimorar a comunicação digital e garantir maior transparência em suas ações. Sidônio Palmeira terá o desafio de transformar as conquistas do governo em mensagens que cheguem ao público de forma clara, direta e eficaz.

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Da Redação do Agenda Capital

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