Lucas Ribeiro Leitão planejamva tocar fogo em Brasília foi preso pela PCDF neste domingo (29/12) na Bahia. Foto: Reprodução.

Lucas Ribeiro é preso na Bahia por planejar atentado com táticas militares em Brasília

Por Redação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na tarde deste domingo (29/12), na Bahia, um homem acusado de planejar um atentado contra a capital do país. Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, corretor de imóveis de Fortaleza (CE), foi detido pelas equipes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) enquanto pegava carona em um caminhão, próximo à divisa com Goiás. A informação foi dada inicialmente pelo Metrópoles e confirmada pelo Agenda Capital.

Segundo a PCDF, Lucas havia postado mensagens nas redes sociais anunciando seus interesses. Durante a abordagem, ele confessou os planos, afirmando que utilizaria “táticas militares” para executar o ataque. Ele portava uma faca no momento da prisão.

Entre suas ameaças, Lucas mencionava “botar fogo” em Brasília e realizar um “ataque cirúrgico”. Em uma conta fechada no Instagram, o acusado chegou a alertar que a segurança pública da capital deveria ser reforçada “em até 400 vezes”.

Em depoimento, Lucas também relatou que havia feito uma promessa a uma “garota” e a outras pessoas, alegando que só encerraria sua “missão” após cumpri-la.

Lucas Ribeiro Leitão foi preso pela PCDF na Bahia. Foto: Reprodução.

Histórico de ameaças

A prisão de Lucas Ribeiro Leitão ocorre em um contexto de alerta na capital federal, especialmente após o atentado protagonizado por Francisco Wanderley Luiz, em 13 de novembro. Na ocasião, Francisco, de 59 anos, detonou explosivos em um carro nas partes internas do Anexo 4 da Câmara dos Deputados, antes de se explodir em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Conhecido como Tiü França, Francisco havia se candidatado a vereador pelo Partido Liberal (PL) em 2020, em Rio do Sul (SC), antes de se mudar para o Distrito Federal três meses antes do atentado.

A PCDF segue investigando possíveis conexões e a motivação de Lucas para evitar novos episódios de violência. A prisão reforça o compromisso das autoridades em garantir a segurança do capital e prevenir atos de extremismo.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here