Com direito a festa e muitas palavras de ordem pelos sucessivos oradores que se reservaram, aconteceu hoje (12) a convenção nacional do PMDB no centro de convenções Brasil 21, em Brasília.

Um dos primeiros a chegar foi o Ministro da Saúde Marcelo Castro (PMDB-PI), que concedeu uma rápida entrevista ao blog Agenda Capital, afirmando o compromisso de unidade do partido em torno de Michel Temer. Logo em seguida foi à vez do líder do PMDB na Câmara, Deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), sempre muito assediado, falou ao blog, que apesar das diferenças internas do partido, “iremos marchar juntos em torno de o vice-presidente Michel Temer”. O discurso “meio que ensaiado”, foi o teor de quase todos que ali estavam.

O Senador do DF Hélio José, que filiou-se hoje ao PMDB, também falou ao blog, declarando que agora , espera realmente um apoio maior para fazer um bom mandato e ser respeitado na esfera local. Agradeceu o apoio da cúpula do partido, principalmente do vice Temer e também fez elogios ao presidente do PMDB/DF, Tadeu Filippelli, que o recebeu com muito respeito.

Dentro do plenário, o que se viu foi uma militância entoando palavras de ordem, e em todo momento, pedindo que o PMDB deixe o governo imediatamente. Os diversos oradores que fizeram uso da palavra foram na mesma linha.

convençao pmdb..Por volta das 12h, toda a cúpula do partido, entrou no auditório, tendo a frente o vice-presidente Michel Temer, acompanhado do presidente de honra José Sarney, do presidente do senado Renan Calheiros, do presidente da câmara Eduardo Cunha, de diversos ministros e autoridades.

O discurso mais esperado da convenção era o do vice Michel Temer. Em um discurso de 10 minutos, o vice-presidente, procurou ter o cuidado o tempo todo, de não acirrar os ânimos da militância, e nem falar em sair do governo de imediato. Temer disse que foi honrado pela nova condução a presidência do PMDB. Enalteceu as pessoas que fizeram a história do partido, citando alguns nomes históricos como Ulisses Guimarães e José Sarney. Ressaltou, “que não podemos ignorar que o país enfrenta uma gravíssima crise politica e econômica”. Falou do quadro recessivo, desemprego e igualdade de oportunidades para todos, ampliando o nível de emprego.  Temer declarou ainda, “que o PMDB sempre teve diversidades internas, mas que isso converge para unidade do partido”. Citou que pluralidade e unidade são a marca do PMDB.  Pregou o diálogo com todos os segmentos da sociedade e com o Congresso Nacional, na busca de uma ampla unidade. “Não é hora de dividir os brasileiros, de acirrar os ânimos, a hora é de construir pontes”, finalizou Temer.

concenção pmdb...fPor fim, o ex-presidente José Sarney fez uso da palavra, destacando os grandes feitos do partido, desde a época da constituinte, passando pela redemocratização do país, até os dias de hoje. Sarney que chegou bastante debilitado devido um acidente que sofreu recentemente, destacou que, “a gratidão é a memória do coração”. O ex-presidente sentiu-se feliz e respeitado pela presidência de honra. Lembrou que como presidente do Brasil, honrou o partido em todos os estados.

Logo após o término do discurso de Sarney, toda executiva nacional do partido, se retirou sem conceder entrevista, em seguida o locutor oficial declarou que dentro de 30 dias o partido anunciará sua decisão em relação à permanência no governo.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here