No Operação Trapiche foram presos brasileiros recrutados pelo grupo terrorista Hezbollah que planejavam atacar prédios da comunidade judaica do Brasil. A informação foi confirmada com fontes da Polícia Federal  

Por Delmo Menezes

A Polícia Federal deflagou nesta quarta-feira (08/11), a Operação Trapiche com o objetivo de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país. A operação foi possível a partir de informações da inteligência dos Estados Unidos e Israel em conjunto com a Polícia Federal do Brasil, com objetivo de interromper qualquer atividade preparatória que possa ameaçar a paz e a estabilidade do Brasil

Policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.

De acordo com fontes da Policia Federal, o alvo dos terroristas era atacar prédios da comunidade judaica no Brasil.

De acordo com a Polícia Federal, o foco principal da Operação Trapiche é desmantelar todas as habilidades que visem o recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas. “Esta é uma medida crucial para evitar que brasileiros sejam recrutados por grupos terroristas e se envolvam em atividades violentas que possam prejudicar a segurança do país”, disse uma autoridade da PF.

Os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terroristas e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Os crimes previstos na Lei de Terrorismo são equiparados a hediondos, considerados inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto, e o cumprimento da pena para esses crimes se dá inicialmente em regime fechado, independentemente de trânsito em julgado da condenação.

Balanço da ação:

MG: 7 mandados de busca e apreensão cumpridos
DF: 3 mandados de busca e apreensão cumpridos
SP: 1 mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão temporária cumpridos

O terrorismo é uma ameaça global que não poupa esforços para se infiltrar em qualquer lugar do mundo, e o Brasil não está isento desse perigo. A Polícia Federal, juntamente com outros países, está comprometida em tomar medidas proativas para garantir a segurança, e desarticular possíveis redes de recrutamento e a prevenção de atos terroristas em nosso território.

Hezbollah

O Hezbollah é um grupo islâmico xiita nascido durante a Guerra Civil Libanesa, em 1982. O conflito foi resultado das tensões entre diversos grupos que habitavam o país, sobretudo entre cristãos e muçulmanos. Os grupos cristãos possuíam a maior parte do poder no Líbano e eram contrários à presença de palestinos no país, apoiando a causa de Israel. Por outro lado, os muçulmanos apoiavam a causa palestina e buscavam ter mais poder no território libanês.

Influenciado pelo Irã e apoiado pela Síria, o grupo concentra-se na resistência contra Israel e na promoção da influência xiita no Oriente Médio.

Siga o Agenda Capital no instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here