Foto: Renato Alves/Ag. Brasília.

Apenas 1.111 doses estarão disponíveis para pessoas de 66 anos segundo a SES-DF

Por Redação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a vacinação contra a covid-19, que estava prevista para ocorrer durante todo o feriado da Semana Santa, ocorrerá entre as 9h e 15h de sábado (3).

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, os postos estarão fechados na sexta-feira (2/4) e no domingo (4/4). Quem tem a segunda dose agendada para estas datas, deve procurar os pontos de vacinação neste sábado (3/4).

Ontem (2), o governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação da faixa etária de vacinação para as pessoas com 66 anos. A Secretaria de Saúde informou, porém, que apenas 1.111 doses estarão disponíveis neste sábado para esse público, estimado em 18.651 pessoas.

A vacinação para quem tem 66 anos estará disponível, sem necessidade de agendamento, em apenas três pontos, todos no esquema drive thru. São eles: Parque da Cidade, estacionamento 13; Iguatemi Shopping, no bairro Lago Norte; e Faculdade Unieuro, na região de Águas Claras.

Imunização de idosos de 66 anos

O início da imunização para os idosos com 66 anos começa no sábado (3/4), das 9h às 15h. Para as forças de segurança serão destinadas 2.237 doses. A organização para vacinar os profissionais está sendo planejada pelas secretarias de Segurança Pública e de Saúde e a estratégia com os pontos de imunização e horários deve ser divulgada nessa sexta (2/4).

Entram nessa lista, os servidores das polícias Militar, Civil e Federal, Detran, Corpo de Bombeiros e além dos órgãos que apoiam o decreto das medidas restritivas do GDF, conforme previsto pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Segurança Pública já enviou à Secretaria de Saúde os nomes e CPFs dos profissionais, que serão contemplados neste primeiro momento. A Polícia Federal também enviará os dados.

Mais 2.237 doses devem ser aplicadas, neste sábado (3), em agentes de segurança pública previamente cadastrados. Entram nesse grupo servidores das polícias Militar, Civil e Federal, do Detran e do Corpo de Bombeiros.

A previsão inicial era de que, neste fim de semana, a faixa etária de vacinação fosse ampliada também para quem tem 65 anos, mas o cronograma ficou prejudicado devido à “dificuldade de abastecimento de vacinas”, escreveu Ibaneis Rocha numa rede social.

Uma remessa de 116 mil doses foi recebida ontem (2) pelo GDF, mas devido a uma redução nas previsões de entregas para abril, o governo distrital decidiu reservar a maior parte desses imunizantes para a segunda dose de quem já recebeu a primeira.

Diante da dificuldade no fornecimento das vacinas, Rocha afirmou que busca alternativas para não interromper a vacinação por faixa etária, redimensionando o pequeno estoque que o DF ainda tem.

Professores

Em live transmitida na última quarta-feira (31) no Instagram, o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, disse que há uma previsão de que professores e outros profissionais que atuam na área educacional comecem a ser vacinados em 9 de abril.

Segundo ele, a previsão, no entanto, depende do recebimento de vacinas previsto no relatório de distribuição nacional de doses.

Com Ag. Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here