Rei Charles III e o Príncipe Harry.

O Príncipe Harry está de volta a Londres em meio a preocupações familiares após o diagnóstico de câncer do Rei Charles. A notícia trouxe choque e apreensão à família real britânica.

Por Redação

Um porta-voz do Príncipe Harry disse que conversou com seu pai sobre o diagnóstico. O duque mudou-se para os EUA com sua esposa, Meghan, duquesa de Sussex, depois que eles deixaram o cargo de membros da realeza sênior em 2020.

Desde então, seu relacionamento com alguns outros membros da realeza tem sido tenso.

Mais recentemente, o duque viajou para o Reino Unido para assistir a casos de difamação envolvendo jornais do Reino Unido.

O Príncipe Harry e Meghan falaram sobre a vida na Família Real e suas divergências com seus membros em seu livro de memórias Spare, uma entrevista com Oprah Winfrey e um documentário da Netflix.

Resumo:

  1. O rei Charles está descansando em casa depois de iniciar o tratamento ambulatorial de câncer na segunda-feira
  2. Seu filho mais novo, o príncipe Harry, está viajando de sua casa na Califórnia para Londres
  3. O Palácio de Buckingham anunciou que o câncer foi encontrado durante o recente tratamento do rei para um aumento benigno da próstata.
  4. O Palácio não informou que tipo de câncer o Rei foi diagnosticado
  5. Monarca adiou funções públicas, mas vai “assumir funções de Estado” e continuará a reunir-se semanalmente com o primeiro-ministro
  6. O PM Rishi Sunak diz que mantém contato regular com o rei e está grato pela doença ter sido “detectada precocemente”.

O arcebispo de York, Stephen Cottrell, disse ao programa World At One da BBC Radio 4 que a “fé do rei o sustentará apesar disso”.

O arcebispo desempenhou um papel fundamental na coroação do rei. Ele foi um dos três homens que ungiram Carlos com óleo durante a cerimônia na Abadia de Westminster.

“Pelo que sei do Rei”, diz ele, ele se voltará para Deus em busca de força e consolo.

O câncer costuma ser mais difícil para os familiares, afirma o arcebispo.

“Portanto, espero e rezo por sua família para que isso os reúna.

Oncologista elogia a postura do Rei e incentiva as pessoas a discutirem os sintomas

O Dr. Seamus McAleer, um oncologista clínico consultor que respondeu a perguntas sobre o diagnóstico de câncer do Rei Charles, elogiou-o por “divulgá-lo abertamente”.

Ele diz que espera que isto encoraje mais pessoas a falar sobre os seus sintomas se suspeitarem que podem ter cancro – e a procurar aconselhamento.

“Esperamos que ajude a gerar uma melhor conversa no país sobre o cancro e sobre o seu tratamento, sobre a detecção precoce e a cura”, diz McAleer.

Ele também incentiva as pessoas a procurarem informações em instituições de caridade contra o câncer, como a Macmillans, e a discutirem quaisquer sintomas preocupantes com seu médico de família.

Entenda quem assume o trono britânico caso rei Charles III, precise ser afastado para tratar doença

Se o rei precisar ser afastado, há uma previsão do que deve acontecer. Segundo a rede britânica BBC, na Constituição do Reino Unido está determinado que, quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.

Hoje, esse conselho tem os seguintes membros:

  • Rainha Camilla (mulher de Charles).
  • Príncipe William (filho mais velho).
  • Princesa Anne (irmã).
  • Príncipe Edward (irmão).

Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, porque agora eles são da realeza, mas não podem trabalhar em funções reais.

William ficou afastado de compromissos públicos porque a mulher dele, Kate, está se recuperando de uma cirurgia abdominal, mas ele deve voltar ao trabalho no dia 7 de fevereiro.

É importante notar que a ordem de familiares para constituir o conselho que assumiria o trono interinamente não segue a ordem de sucessão em caso de morte.

Rei Charles III ‘totalmente confiante’ com tratamento

O rei está “totalmente confiante” em relação ao tratamento e quer voltar às suas funções públicas assim que possível, disse o palácio.

O rei Charles III decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e para que isso melhore a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer. A divulgação de uma doença é uma quebra de tradição da família real britânica. De acordo com a agência de notícias Associated Press, durante séculos a realeza do país evitou falar sobre questões de saúde.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital com BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here