Por Redação 

Maior bancada na Câmara, com 52 integrantes, o PT formalizou o apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa. Ligado ao atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Rossi vai enfrentar o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio explícito do Palácio do Planalto. 

Alguns petistas pretendiam lançar um candidato próprio e só apoiar Rossi num eventual segundo turno, mas acabou prevalecendo a tese de união contra o bolsonarismo. Dos partidos de oposição, somente o PSOL não declarou apoio ao emedebista. 

Pelas contas do grupo de Maia, seu bloco tem 280 votos para Rossi, enquanto o grupo de apoio a Lira teria 175. São necessários 256 votos para a conquista da presidência, mas vale lembrar que a votação, marcada para 1º de fevereiro, é secreta, o que abre espaço para traições de lado a lado. No próprio PT, por exemplo, apenas 27 dos 52 deputados votaram a favor do apoio a Rossi.

“Há significados no placar apertado da votação da bancada do PT em Baleia Rossi (MDB-SP) nesta segunda, mas nenhum deles tem a ver com a preferência pelo rival, Arthur Lira (PP-AL). 

Petistas que foram contra a adesão dizem que dificilmente haverá votos no governista, mas se queixam que faltou negociação. Afinal, a promessa de espaço na Mesa Diretora seria apenas respeito à proporcionalidade dos partidos e, em troca, a sigla deu chance a Baleia de tentar levar no 1º turno.” 

Com informações da Folha 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here