Presidente Bolsonaro desfila no a bordo de um Rolls-Royce. Foto: Rafaela Felicciano.

Presidente Jair Bolsonaro chegou a local a bordo de um Rolls-Royce

Por Redação

A bordo de um Rolls-Royce, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), chegou à Esplanada dos Ministérios por volta das 8h40 desta quarta-feira (7/9), acompanhado da primeira-dama, Michelle. Ele desceu do veículo antes do palanque destinado às autoridades e cumprimentou populares, quebrando o protocolo.

Ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), encontram-se o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, a esposa do mandatário Michele Bolsonaro e o empresário Luciano Hang.

Durante o início dos atos marcados para esta quarta-feira (7/9), Dia da Independência do Brasil, o público lotou a Esplanada dos Ministérios, onde ocorre o tradicional Desfile Cívico. A maioria vestia roupas verdes e amarelas, cores da bandeira do país.

Público compareceu em massa no desfile de 7 de setmbro na Esplanada dos Ministérios. Foto: Rafaela Felicciano.

Apesar de a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não divulgar contagem oficial do público, os organizadores estimam que cerca de 300 mil pessoas são esperadas para o ato e possíveis manifestações ao longo de todo o dia.

Em entrevista à TV Brasil no Palácio do Alvorada, o Chefe do Executivo Federal afirmou que “o que está em jogo é a nossa liberdade, é o nosso futuro” e disse que a população “sabe que ela [liberdade] é aquela que nos dá o norte para as nossas decisões”.

“O Brasil é nosso, sabemos o que queremos, sabemos que aqui realmente é uma terra prometida, um paraíso, lute pela nossa Pátria e pela sua liberdade. Com liberdade, você fica sem limites”, completou.

O público começou a tomar conta da Esplanada dos Ministérios por volta das 7h30. Diversas caravanas e pedestres ocupavam as vias S1 e N1, bem como o gramado do Eixo Monumental, para acompanhar as comemorações do Bicentenário da data.

Desfile na Esplanada dos Ministérios no 7 de setembro de 2022. Foto: Reprodução.

Manifestações

A maioria das manifestações está marcada para o período da tarde, após o Desfile Cívico. No total, 11 atos são esperados pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

Porém, pela manhã, enfermeiros protestaram contra decisão que suspendeu o aumento do piso salarial da categoria, determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Enfermagem na rua. Barroso, a culpa é sua”, gritavam os profissionais de saúde.

A Secretaria de Segurança afirmou ter mobilizado o efetivo necessário para manter a paz e a ordem ao longo do desfile e dos atos políticos. Mas, por questão de estratégia, não divulgou o número de militares escalados.

A pasta montou uma base de operações entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional. Além de coordenar as ações, o local servirá de ponto de apoio para eventuais atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Enfermeiros protestam em meio às comemorações de 7 de Setembro

Enfermeiros protestam na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (7/9), em meio ao desfile cívico-militar com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), contra suspensão do aumento no piso salarial para a enfermagem feita em liminar pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Manifestação dos Enfermeiros pela implantação imediata do Piso Nacional da Enfermagem na Esplanada dos Ministérios. Foto: Reprodução.

Vestidos de branco e com jalecos, os manifestantes pedem o fim da suspensão do piso com gritos de guerra como “enfermagem, na rua, Barroso é culpa sua” e “enfermagem unida jamais será vencida”.

O protesto acontece no eixo monumental, no lado oposto aos desfiles do Dia da Independência e às manifestações em apoio ao presidente. Desde que o aumento no piso salarial foi suspenso pelo STF, entidades que representam a categoria se mobilizam.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital/CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here