Área central de Amsterdam. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Os habitantes de Amsterdam dão números variados às suas áreas residenciais, de acordo com o estudo bienal do município sobre a satisfação de viver na cidade. 

Por Delmo Menezes*

Os moradores de Amsterdam se orgulham da qualidade de vida que a cidade oferece ao longo dos seus 745 anos. Andar de Bike pelas ruas da cidade, é coisa séria, junto com os Trans (trenzinhos), o principal meio de transporte da cidade. Leva um tempo pra você se acostumar com isso – aprender a enxergar as ciclovias, a olhar para os dois lados sempre, a entrar no ritmo “bicicletístico amsterdanês”, mas logo você se acostuma.

De acordo com Ana Paula, moradora da cidade desde 2004, “eu gosto muito do país e da qualidade de vida que temos por aqui, principalmente na parte de organização (tudo funciona!) e da segurança que a cidade oferece.

Estacionamento de bicicletas em Amsterdam. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

O mercado de trabalho principalmente na área de tecnologia, anda em alta nas grandes cidades da Holanda como Amsterdam, Rotterdam e Haia. Se você tem visto para trabalhar e fala alguns idiomas suas chances serão maiores.

Em média, a qualidade de vida na cidade é 8,0. Este ano foi perguntado pela primeira vez sobre incômodo causado por aluguéis de férias. Os moradores da parte sul da cidade dão a nota mais alta: 8.1. Onze dos dezoito bairros daquele distrito atingem 8 ou mais. Os moradores de bairros do Novo Oeste, Sudeste e Norte apresentam valores claramente inferiores aos de outros bairros da cidade, que se destaca por sua qualidade de vida.

Os canais de Amsterdam é muito frequentado por turistas. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

A pesquisa de satisfação é realizada desde 2001. O índice de qualidade de vida melhorou consideravelmente na maioria dos bairros desde então, mas não em todos os lugares. Na parte Ocidente e Leste da capital, os moradores ficaram muito mais entusiasmados com a qualidade de vida em seu bairro nas últimas duas décadas, enquanto os números em outros bairros como Novo Oeste, Zona Norte e Sudeste aumentaram significativamente o índice de insatisfação.

Centro da cidade de Amsterdam/Holanda. foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Poluição

Assim como todas as grandes metrópoles, a cidade de Amsterdam tem os seus problemas. O que também chama a atenção é que mais e mais Amsterdammers ficam irritados com a poluição de seu bairro, principalmente na área central. Em particular, o Burgwallen (lado novo e velho) os moradores afirmam que aumentou a poluição, no distrito de Centrum nos últimos dez anos. Segundo a pesquisa, também há muitos incômodos no Novo Oeste, Norte e Oeste.

Dia do Rei (Koningsdag) comemorado no dia 27 de abril, é a maior festa da Holanda e Amsterdam é seu epicentro. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Além disso, os moradores foram questionados pela primeira vez em 2019 sobre os transtornos que enfrentam em casas alugadas para turistas, principalmente na parte central da cidade.  Quanto mais longe os habitantes de Amsterdam moram em relação ao centro, menos sofrem com o aluguel de temporada. Somente o distrito Elzenhagen em Noord é uma exceção, com 31%.

*Fonte: Agenda Capital e Het Parool

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here