Foto: Reprodução.

Por Delmo Menezes

Ingratidão é uma forma de fraqueza. “A ingratidão é o mais horrendo de todos os pecados”, já dizia Alexandre Herculano. Ser ingrato tem a ver com o ser humanista, porque o humanista atribui suas vitórias a ele mesmo, e não a um ser supremo. Johann Goethe diz:Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato”.

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado. O pior erro de um ingrato, é afastar as pessoas que mais se importam com ele. As pessoas esquecem que um dia podem precisar de você novamente.

A ingratidão é falta de bom senso, de visão, de sabedoria e de humildade. O ingrato não vê o que os outros vêem e nem sentem o que os outros sentem, não por que não querem ou não desejam, mas por incapacidade, por fraqueza moral e ausência de amor. Há na cabeça do ingrato, um vazio de amor ao próximo, que se manifesta não eventualmente, mas permanentemente.

Outra característica da personalidade do ingrato é a desobediência que leva a rebeldia e a infidelidade. Não aceita ser repreendido, porém adora repreender outras pessoas. Não aceita conselho de ninguém, não considera ninguém capaz de liderá-lo (a) ou de aconselhá-lo, o ingrato finge aceitar, mas na verdade, não aceita se submeter a autoridade.

 Muitos ingratos vão aparecer nas nossas vidas… faz parte. Mas temos que aprender a lidar com cada um “deles”, e não deixar que destruam a nossa capacidade de amar e de acreditar no amor verdadeiro (e na mudança das pessoas).

Mais cedo ou mais tarde, as limitações e defeitos de cada um, principalmente aqueles que tentamos a todo custo esconder das pessoas, vão aparecer.

 A Lei da semeadura nos ensina que tudo que plantarmos, iremos colher. Seja de bom ou de ruim. Portanto, não faça esperando que as pessoas te devolvam. Faça sabendo que você tomou uma atitude boa e correta.

Realmente a ingratidão tem um sabor não muito agradável, mas mesmo assim, não devemos permitir que ela abale nossa estrutura e venha a ferir nosso caráter. Afinal, quem tem coragem de fazer o bem, tem que ter a sabedoria de suportar a ingratidão.

Da Redação do Agenda Capital.

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

34 COMENTÁRIOS

  1. Estou tbm muito triste com a ingratidão de uma irmã, nós éramos muito unidas, mais desde o momento q meu esposo conseguiu empregar o esposo dela, ela se afastou… qndo me vê na rua parece q sou só uma “conhecida”. E meu esposo nem queria dar trabalho p o marido dela, mais insistir tanto q ele cedeu… ela estava passando por muiiiitas dificuldades financeira. Cheguei até me arrepender de ter ajudado tanto
    Estou angustiada

  2. Concordo que devemos fazer o bem sem esperar algo em troca, mas às vezes realmente precisamos de um apoio e é natural que as pessoas a quem ajudamos sejam as primeiras a nos fazer acreditar que tbm possamos contar com elas. Mas qd a gente vê que não pode, vem a dor da ingratidão, pois entendemos que nem sempre a pessoa pode nos ajudar, mas a ingrata, NUNCA vai estar disposta a isso, mas qd precisa de ajuda, não pensa duas vezes em te pedir. Eu não deixo de ajudar a quem precisa, mas aprendi a dizer não e a afastar os ingratos da minha vida.

  3. Texto muito bom! Tbm passo por isso, faco tudo o que posso para uma pessoa que estimo muito; porem, percebi que ele é do tipo que se sente o mais sabio; com isso ele vive me chamando de burra, de idiota, imbecil…me humilha muito. Ultimamente ele se individou e financeiramente como ele disse nesse periodo: “estou mal, nao th dinheiro para nada…” passei a encoraja lo e orar por ele; ele está esperando falecimento de um tio para herdar os imoveis os quais podera voltar ter dinheiro. Lembrando que nesse periodo ele foi vendendo bens…etc…etc….Ele chegou falar em suicidio; pois é, eu muito simples fiz o que fiz, ajudei da melhor forma que pude, alem de anima lo, dizer sempre paea ter forcas e crer em Deus; que tudo tem um tempo. Ótimo, só que bastou entrar um dinheirro que ele virou as costas paea mim; e como disse sempre me humilhando; ele fala que Nunca viu ninguem pagar pelo que fez; chegou zombar de mhs oracoes; é bem complicado; eu como fui funcionaria de um.grande hospital entao tenho muitos amigos medicos; um desses me receitou remedio para dormir; entao qdo ele me magoa muito, aí pasdo noite em claro, entao recorro ao remedio de doemir; chego tomar ate dise forte sendo que um desses dias eu adormeci que só acordei umas 2 hrs da tarde e acordo mal, por conta da reacao do remedio. Com isso comecei anotar em caderno as atitudes horriveis dele para comigo; para se caso eu falecer alguem encontre e saiba quem é esse homem. É comecei falando sobre ingratidao e estou em outro assunto; sabe sempre digo; avida dá muitas voltas; e essa pessoa esse homem que ainda eu gosto muito dele, mas ele ainda vai sofrer Muito; infelizmente ele está cavando o seu proprio buraco. Eu nao sou burrra; eu nao sou idiota; o que acontece é com ele é ele que nao sabe me valorizar…obrigada pela oportunidade de expor essa situacao que eu vivo; desculpem por falar tanto de mim; mas estou magoada, me sinto só

    • Helena Liz
      Vc eh uma pessoa maravilhosa erga sua cabeça e esqueça esse homem, se arrume ,saia, encontre pessoas em praças parques publicos …se ame querida…vc eh linda por dentro e por fora e nao fique perto a quem nao da valor pra ti.Deus esta contigo e nunca ti abandonará.um dia vai encontrar alguem q ti ame e dê o verdadeiro valor q vc merece.nada como um dia apos o outro e faça mudanças em sua vida nao espere morrer pra outros vêem oq ele faz com vc…VIVA querida e verão essa pessoa boa q vc eh.fik com Deus…um super bj pra ti.
      Nena Santos Martins.

    • Percebi no seu relato que vc é uma pessoa boa e de bom coração, com muitos amigos. Não se deixe adoecer por conta de um ingrato que não te merece. Passei por isso e hj crio meus filhos como posso. Sabe chego a passar por apertos, já chorei por meu filho me pedir algo e não poder comprar, mas me sinto forte e todos os dias vou atrás de emprego pq nesse país depois dos 45 somos lixo. Mas nunca desisti. Não dedista de ser feliz. Você está se privando de ter uma pessoa maravilhosa na sua vida. Bj

    • É Eu também passo por isso faço tudo que posso para meus familiares e vivo aguentando bucha deles já estou cansada de ser palhaça deles vou dar um basta tenho que aprender

    • Querida, tbm sofro por ingratidão e humilhação, pois os ingratos precisam te por para baixo, para que eles se sintam bem. Sei o quanto dói, sei mesmo. Mas acho que se temos em nós o sentimento de EMPATIA, somos muito maiores que estes seres desprovidos de amor ao próximo. Como vc mesma disse, tudo que plantamos, colhemos. Imagine a colheita destas pessoas que não conseguem nem ao menos se enxergarem, para assim mudarem. Somos grandes!!! Não nutra raiva ou tristeza, olhe como és linda por dentro, quanta bondade em vc que ele nem consegue mensurar, façamos a nossa parte, sempre ajudando a quem precisa. Mas sem sermos usadas. Dica…Leia a prece de SÃO FRANCISCO DE ASSIS. Assim somos nós, e veja como somos lindasssss…bj no coração.

  4. Estou passando isso com a minha irmã, e esta me doendo muito, ela só consegue enxergar os pontos negativos quando falhamos e não quando estendemos, corremos para lutar por ela e conseguir tudo oq ela tem hj, é graça a nós.
    doi muito.

    • Olha, a ingratidão anda de mãos dadas com o orgulho e o egoísmo. Leia à respeito que vc verá que somos grandes….A EMPATIA é tudo. Mantenha seus valores e não se abata, pq o ingrato gosta de humilhar para se sentirem melhores com eles mesmos.
      Então, pare e pense…vc não precisa fazer o mesmo mal que recebes. Vou resumir aqui pra ti…Leia a PRECE DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. Daí, verás que somos GRANDES!!!!
      Bj no coração.

  5. Muito bom esse texto, estou me sentindo mal há dois anos mais ou menos, ajudei uma pessoa que acreditava ser minha amiga e hoje que não precisa mais de mim simplesmente me virou as costas e nem me procura mais, ou seja, nos tornamos estranhos. Só chego a conclusão que uma pessoa dessas é interesseira e só pensa nela mesma, e eu aqui sem saber lidar com essa situação.

    • Caro Cristian,
      Sabemos que aquilo que o homem semear, ele colherá. Vc semeou uma semente de excelência na vida dessa pessoa, mas ela não valorizou. O fato dela não ter valorizado, nao impedirá vc de colher os frutos da sua boa semeadura.
      No devido tempo Deus vai te surpreender!

  6. to passando por isso,conheci alguem q estava passando por serios problemas,ajudei,levei p viajar,gastei dinheiro,levei ma tonelada de mantimentos,amei e sabe o que aconteceu? a pessoa mudou,arrumou um emprego e me bloqueou! simples assim..sem mais nem menos. ta doendo,mas sei q vou superar. eu fiz o que pude,ajudei por amor,e recebi desprezo,uma lição que nunca será esquecida.

    • Querida Dirce…A vida prega peças que muitas vezes não nos damos conta de como essa questão de convivência é mesmo algo muito peculiar.
      Convido a você pensar por um paradigma diferente. Em algum momento você se beneficiou dessa amizade. Como você mesmo disse você sentiu prazer em ajuda-la, se divertiram quando viajaram, seu coração ficou em êxtase quando você supriu essa pessoa com mantimentos, você amou, viveu foi feliz e isso é o que importa.
      Entenda que nada é para sempre e eu não estou aqui para julgar seus atos, dizer que você esta certa ou errada não resolve o problema, vocês tiveram seus momentos, mas por algum motivo isso se acabou. Há um tempo determinado por Deus para todas as coisas.
      Quando você diz que ainda esta doendo é porque você não aceitou ainda a situação. Precisamos aceitar que não estamos impune de ser magoados pelas pessoas que gostamos, isso pode acontecer sim com certeza, mas a maneira com que você vai lidar com isso é que te difere de muitos.
      você já parou para se perguntar se der repente você não pode estar errada? se não disse algo que a magoou? porque não da o primeiro passo? vai até ela fale com ela, mande mensagem, pergunte se esta tudo bem se você a magoou o algo assim, seja você a provedora da paz, se foi bom para você por um determinado tempo então dê o primeiro passo, não deixe o orgulho falar mais alto, o orgulho as vezes mata o amor.
      Mesmo assim se a pessoa se fechar, não te procurar mais, ou viver uma vida como se você não tivesse feito parte da vida dela, se a pessoa simplesmente te ignorar, aceite! Como te falei na primeiro parte, por um momento foi bom você sentiu emoções, seu coração vibrou, viveu o amor, teve momentos bons. Melhor que isso é a sua vida, é você, é sua família….

      Deus te abençoe!

    • Helena Liz! Você é uma pessoa de fé, ore para Deus , apagar a imagem desse ingrato de sua mente , pois ele é ingrato até com o Deus que lhe concedeu o dom da vida, zomba até de suas orações, olhe para frente , pois existe novos horizontes!

  7. Texto sábio,maior ingratidão e dos filhos nunca recebe um obrigado,um sorriso…,mas o tempo mostra quem é quem? Tudo se aflora.Texto maravilhoso a SEMEADURA…

  8. To passando por isso nesse momento e a ingratidão dói muito sabe, e lendo esse texto vi que cai como uma luva para essa pessoa ingrata, ela não sabe como o mundo da volta só tenho é que sentir pena dela.

      • Eu amo fazer caridade e tenho muito prazer rm poder ajudar de alguma forma seja financeiro ou mesmo favores,, más tenho sofrido muito por não ter o menor respeito dessas pessoas as quais estendo as minhas mãos…sou vista como boba,ou tipo…é obrigação dela, oueu mereço isso,,,ou ela deu por que não quer mais..ou está interessada más não vou cair nessa…ou eu preciso e ela tem mais do que eu😞😭 estou sercada de gente assim…
        Comecei a castigar algumas para que elas possam aprender a retribuir também ao nessecitado e também a terem bom senso…deixar de dar mordomia a essas pessoas ingratas para que elas vejam o próprio erro e se esforçam para corrigir-se

    • Muito significativo esse texto, eu já recebi muitas ingratidões, porém não perco a minha senda na prática do amor, fé e caridade. Continuo com a minha caminhada.

  9. Meu caro Delmo. São estas matérias que fazem o diferencial do seu blog. Com certeza essa mensagem da ingratidão atingiu em cheio muitos ingratos que se dizem amigos e quando os favores ou benefícias acabam as máscaras caem. Devemos aprender a lidar com este tipo de gente. Adorei as características de pessoas ingratas que são; a infelidade, a rebeldia, falta humildade e não aceitam serem repreendidos, ou seja, reconhecer e ouvir a verdade….a maior virtude diante dos ingratos e realmente não deixa abalar o nosso caráter e a nossa capacidade de construir outros horizontes com novos desafios! …..parabéns! ….. Delmo…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here