Cerca de 522 mil contribuintes receberão R$ 1,24 bilhão; pagamento será realizado em 31 de agosto
Por Redação
A Receita Federal libera nesta segunda-feira (24) a consulta ao quarto e último lote regular de restituição do Imposto de Renda 2026. Ao todo, 521.935 contribuintes serão contemplados, com um valor total de R$ 1,24 bilhão. O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.
A consulta pode ser realizada pela internet, no portal da Receita Federal. Para verificar a situação, o contribuinte deve acessar a opção “Meu Imposto de Renda” e, depois, clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Do total previsto para este lote, R$ 704,12 milhões serão destinados a contribuintes que possuem algum tipo de prioridade no recebimento.
Quem está no último lote
A distribuição dos pagamentos foi organizada da seguinte forma:
- 338.912 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram simultaneamente receber a restituição por Pix, modalidade que gera prioridade, embora não seja uma prioridade legal;
- 86.873 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 43.502 contribuintes sem prioridade;
- 26.769 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 16.850 contribuintes com mais de 80 anos;
- 9.029 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave.
Receita reduziu número de lotes
Em 2026, a Receita Federal reduziu de cinco para quatro o número de lotes regulares de restituição. Os pagamentos foram programados para o fim de maio, junho, julho e agosto.
Segundo o Fisco, a mudança foi possível graças à maior agilidade no processamento das declarações e ao avanço de ferramentas de modernização, automação e análise de dados.
Os dois primeiros lotes, pagos em maio e junho, concentraram cerca de 80% das restituições previstas para este ano, tanto em número de contribuintes quanto em valores.
Pagamento será feito em 31 de agosto
O pagamento do último lote está previsto para 31 de agosto. O crédito será realizado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte na declaração.
Quem não estiver na lista deve consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso seja identificada alguma pendência, o contribuinte poderá apresentar uma declaração retificadora e aguardar a inclusão em um dos próximos lotes, caso tenha direito à restituição.
E se o dinheiro não cair na conta?
Se o pagamento não for realizado por algum problema com a conta informada na declaração, como uma conta encerrada ou desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o contribuinte poderá solicitar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB para restituição do IR ou pela Central de Relacionamento do banco.
Os telefones são 4004-0001, para capitais; 0800-729-0001, para as demais localidades; e 0800-729-0088, exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
Se o contribuinte não resgatar o valor dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar a restituição pelo e-CAC. O procedimento pode ser feito no menu “Declarações e Demonstrativos”, seguido de “Meu Imposto de Renda” e da opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital





