Foto: Davidyson Damasceno / IGESDF

Por Dr. Cid Carvalhaes* 

7 de abril, Dia Mundial dedicado a SAÚDE. Neste ano coincidindo com a sexta feira da Paixão. Apesar da coincidência, Saúde sempre mereceu e merece destaque. Tanto nos múltiplos cuidados para sua preservação, quanto nos incontáveis atos, esforços, empenho, trabalho, carinho, acolhimento, compreensão e mais para sua recuperação, quando abalada.

Considerações são necessárias. Incontáveis pessoas desenvolvem grandes esforços para agredí-la. E conseguem. Faz pouco, ouvi alguém afirmar serem os empenhos para conservação da saúde de pouca importância, pois, determinação genética é inexorável para desenvolvimento de doenças. Não é plena verdade. Jamais defender a absoluta vida espartana, porém, hábitos saudáveis são essenciais.

Combate ao tabagismo, alcoolismo severo, uso de drogas ilícitas, hábitos alimentares desregrados, sedentarismo, obesidade, tensões emocionais evitáveis, confrontos desnecessários, ausência de avaliações médicas regulares, tratamento precoce de doenças agudas, controle rigoroso de doenças crônicas, despresar automedicação, são relevantes para manutenção de boa qualidade de vida. Responsáveis por todos esses cuidados, PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Em passado muito recente esses verdadeiros heróis e heroínas demonstraram plena eficiência no combate à SarsCov II, decorrente da disseminação incontrolável da COVID 19. Fato público, porém, no anonimato todos os esforços são aplicados diuturnamente.

Como Médico, bem posso testemunhar esta realidade. No dia Internacional da Saúde, 07 de abril de 2023, comemora-se a Paixão de Cristo, sem paralelismo, vamos reverenciar esses abnegados profissionais da SAÚDE por seus perenes sacrifícios.

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião e advogado. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here