Ministro da Saúde Ricardo Barros, participa do VIII Fórum de Assistência Farmacêutica. em Maceió. Foto: Agenda Capital

Por Patrícia Brito e Delmo Menezes

Nos dias 30 e 31 de outubro, o estado de Alagoas recebeu o VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que teve por objetivo reunir as assistências farmacêuticas de todo País para discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios do setor.

O encontro, que aconteceu no Ritz Lagoa da Anta, foi promovido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL). O Fórum abordou temas como gestão, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico.

O ministro da Saúde Ricardo Barros lançou a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2018 e destacou que a nova lista apresenta 1.098 medicamentos, o que representa 26% de aumento. Barros destacou que a nova RENAME ficará disponível online permitindo que a população consulte e saiba a indicação do tratamento adequado, onde pode receber o medicamento e quem é o responsável pelo fornecimento.

“A nova RENAME traz alguns benefícios, entre eles a transparência para os usuários, uma linguagem mais simplificada e não técnica, trazendo mais clareza e eficiência”, assegurou o ministro.

Dr. Marco Fireman, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

O Dr. Marco Fireman que está à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos ressaltou que o debate é de extrema importância para tratar dos assuntos da assistência farmacêutica que hoje se revela como um grande problema para os municípios e estados, como a judicialização e a burocratização no setor.

“Teremos especialistas que irão orientar e discutir com os participantes, questões para melhor a assistência farmacêutica em nosso País, que hoje encontra algumas barreiras. Então, vamos em conjunto levantar o problema e debater, de modo que todos saiam com soluções e propostas que facilitem o trabalho dos estados e municípios e, consequentemente, da população que precisa dos medicamentos concedidos pelo SUS”, destacou Fireman.

Já o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Dr Renato Alves Teixeira Lima iniciou um caloroso discurso com trechos fragmentados do hino do farmacêutico que, segundo ele, resumem a essência e a função do profissional. Renato destacou que o atendimento clinico farmacêutico quando aproveitado pelo gestor aumenta a efetividade de sua gestão pois a partir do momento que existe orientação ao paciente, há efetividade gerando assim ausência de desperdício e economia revestida e mais acessos à população.  Reafirmou diante de uma grande plateia, o compromisso como diretor da assistência farmacêutica em estimular e implementar o verdadeiro atendimento clinico farmacêutico no Brasil.

Vamos aproveitar aqui esse fórum para promover uma tempestade de ideias para que possamos reforçar uma Assistência farmacêutica plena e a implementação do atendimento farmacêutico, afirmou Teixeira.”

Renato Teixeira dirigiu a palavra a vários componentes da mesa em especial ao Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr Walter da Silva Jorge João que é considerado um herói na implementação do cuidado farmacêutico.

Enalteceu a presença do secretário Marco Fireman que devido a sua experiência e sabedoria de gestão trouxe a tranquilidade para avançar na Assistência Farmacêutica em sua integralidade e por fim agradeceu ao Ministro da Saúde Ricardo Barros que desde seu primeiro dia de gestão incorporou efetividade com economia e aumento de acessos a população de todo o país.

O evento abrangeu palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além da II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS. Também foi lançado o Relatório Assistência Farmacêutica em Pediatria contendo recomendações e estratégias para ampliação da oferta, acesso e uso racional de medicamentos adequados às crianças.

Da Redação do Agenda Capital

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here