Pastor Ronaldo Fonseca comemora neste sábado (10/09), 29 anos de pastorado na Assembleia de Deus de Taguatinga Norte - ADET. Foto: Kenny Olee.

De acordo com Ronaldo Fonseca, oito meses após tomar posse em 11 de setembro de 1993, foi inaugurado o novo templo da ADET sem dever um tostão para ninguém, do jeito que a igreja se encontra hoje.

Por Delmo Menezes

Natural de Volta Redonda-RJ, casado, pai de três filhas, um dos maiores líderes evangélicos do Brasil da atualidade, pastor Ronaldo Fonseca, comemora neste sábado (10/09), vinte e nove anos de pastorado à frente da Assembleia de Deus de Taguatinga Norte – ADET. Fonseca possui formação em Teologia e Direito, onde atua como advogado.

Ao longo de sua trajetória como pastor-presidente da ADET, Ronaldo Fonseca tem formado pastores e obreiros, através dos seus ensinamentos e ministração da Palavra de Deus. Atuando como obreiro desde os 18 anos de idade, logo se tornou pastor na cidade de Jaboticabal-São Paulo, e hoje é conhecido em todo país pelo seu posicionamento firme em defesa da família tradicional e dos valores cristãos.

Por sua atuação política dentro da Câmara dos Deputados, Fonseca foi nomeado pelo presidente das Assembleias de Deus do Brasil, Pr. José Wellington Costa Junior e pelo presidente de honra da entidade, José Welington Bezerra da Costa, Coordenador Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil – CGADB, entidade que reúne milhares de pastores em todo país.

Como tudo começou na ADET

Em 11 de setembro de 1993, o pastor Ronaldo Fonseca foi convidado para assumir a Assembleia de Deus de Taguatinga Norte – ADET, através de uma eleição. Na ocasião, o jovem pregador da palavra morava na cidade de Jaboticabal no interior de São Paulo, onde pastoreava a igreja local. Antes de tomar posse como pastor da igreja, Fonseca pregou no sábado e no domingo para que a igreja pudesse conhecê-lo melhor. Logo após, retornou para Jaboticabal, cidade que fica a 760 km de Brasília.

Os membros da Assembleia de Deus de Taguatinga Norte que mais tarde passou a ser conhecida como ADET, fizeram uma eleição e ele foi eleito para comandar a igreja, que na época os cultos eram realizados em um barracão de madeira.

Após assumir a igreja, pedi a membresia um prazo de vinte dias para analisar a situação, e depois disso marquei a data de inauguração. Oito meses depois, nós estávamos inaugurando o templo que temos hoje, do jeito que está. Veio comigo de Jaboticabal, o pastor Luís Carlos Capucci, que trabalhava comigo naquela cidade. Ele era construtor e Deus o estava preparando para ele estar comigo aqui em Taguatinga. Ele veio com toda a família, e assumiu a administração da construção do templo”, disse Ronaldo Fonseca.

De acordo com Fonseca, em oito meses após tomar posse como pastor-presidente, o novo templo foi inaugurado sem dever um ‘tostão’ para ninguém do jeito que a igreja se encontra hoje.

São 29 anos de pastorado graças a Deus, e sem crise. Quando eu cheguei aqui, nós tínhamos 13 congregações, e hoje temos 50, até porque nós demos autonomia para o campo de Santo Antonio do Descoberto que tem em torno de 10 congregações.  O pastor Ruimar Fonseca que hoje é nosso vice, veio depois de dois anos para cooperar conosco. No ano seguinte, o pastor Ruimar assumiu a vice-presidência e o pastorado da igreja e está comigo até hoje”, pontuou Fonseca.  

Segundo o presidente da ADET, “no nosso ministério de 29 anos à frente da igreja, praticamente todos os pastores foram formados por nós. Temos pastores que foram líderes de jovens e hoje estão pastoreando em nossas congregações. Com todos os percalços ao longo desses 29 anos, reconheço que foram anos de muitas bençãos e grandes vitórias”, ressaltou o pastor Ronaldo Fonseca.

O político

Ronaldo Fonseca foi Deputado Federal por dois mandatos consecutivos pelo Distrito Federal. Em 2010 foi eleito com 67.920 votos, e reeleito em 2014 com quase 85 mil votos.

Em 2018 seria candidato a senador com grandes chances de eleição, quando foi convidado pelo Presidente da República Michel Temer para ser Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Aceitou o convite e assumiu o Ministério em maio de 2018 permanecendo até o final do governo Temer.

Na última eleição, o ex-ministro decidiu não disputar o pleito para se dedicar a igreja ADET da qual é pastor-presidente. Devido ao apelo de grande parte dos líderes evangélicos que sentiam falta de um parlamentar genuíno, que represente os valores da família, Fonseca decidiu voltar ao páreo após o presidente nacional das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), pastor José Wellington Costa Júnior, dar seu aval e a igreja chancelar seu nome.

Na Câmara dos Deputados, deseja reforçar a importância da família tradicional brasileira na construção de uma sociedade avançada. Como pastor evangélico, entende a relevância dos valores morais que prega e pretende reforçar em um novo mandato o cuidado com as famílias por meio da educação, saúde e segurança.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here