Policiais inspecionam uma parte de um míssil de cruzeiro russo Kh-55 em um parque em Kiev, 24 de março de 2024.

‘Várias explosões ocorreram em Kiev nas primeiras horas, enquanto as defesas aéreas destruíam cerca de uma dúzia de mísseis sobre a capital e arredores’, disse autoridades de Kiev

Por Pavel Polityuk e Gleb Garanich

KIEV (Reuters) – A Rússia atingiu infraestrutura crítica na região ocidental de Lviv, na Ucrânia, com mísseis na manhã deste domingo, disse Kiev, em um grande ataque aéreo que fez com que um míssil de cruzeiro russo voasse brevemente para o espaço aéreo polonês, de acordo com Varsóvia.

Moscou lançou 57 mísseis e drones no ataque que também teve como alvo a capital Kiev, dois dias depois do maior bombardeio aéreo ao sistema energético da Ucrânia em mais de dois anos de guerra em grande escala , disse Kiev.

“Houve dois ataques preliminares na mesma instalação de infraestrutura crítica que os ocupantes atacaram à noite”, escreveu o governador regional de Lviv, Maksym Kozytskyi, no aplicativo de mensagens Telegram.

O ataque utilizou mísseis hipersônicos Kinzhal, que são mais difíceis de abater, acrescentou, sem identificar a instalação.

O Ministério da Energia disse que o equipamento pegou fogo quando uma instalação energética crítica na região de Lviv foi atacada, causando perda de energia. Não ficou claro se eles estavam falando sobre a mesma instalação.

As defesas aéreas destruíram 18 dos 29 mísseis e 25 dos 28 drones de ataque, disse a Força Aérea.

Quase não houve detalhes sobre o que foi danificado, mas o ataque a infra-estruturas críticas pode indicar que a Rússia está tentando manter a pressão sobre o sistema energético depois dos seus ataques terem causado apagões generalizados na sexta-feira.

O Ministério da Energia disse que a Ucrânia, que tem exportado energia nas últimas semanas, aumentou drasticamente as importações de eletricidade e interrompeu as exportações no domingo, após ataques ao sistema energético.

Várias explosões ocorreram em Kiev nas primeiras horas, enquanto as defesas aéreas destruíam cerca de uma dúzia de mísseis sobre a capital e arredores, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev. Houve apenas danos menores no ataque, disse ele.

Pequenos grupos de pessoas se reuniram em busca de segurança no subsolo de uma estação central de metrô de Kiev nas primeiras horas da manhã, alguns deles dormindo em esteiras de acampamento.

Moscou vem atacando a Ucrânia há dias em ataques retratados por Moscou como vingança pelos ataques ucranianos conduzidos durante as eleições presidenciais da Rússia.

Os destroços de um míssil de cruzeiro Kh-55 abatido foram encontrados em um parque de Kiev, disseram autoridades.

“Pela terceira madrugada desta semana, toda a Ucrânia está sob alerta aéreo e foi aconselhada a procurar abrigo”, postou a embaixadora dos EUA, Bridget Brink, no X.

O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

ESPAÇO AÉREO POLONÊS

As forças armadas polacas afirmaram que um míssil de cruzeiro russo lançado na região de Lviv violou o espaço aéreo polaco.

“O objeto entrou no espaço polonês perto da cidade de Oserdow (voivodia de Lublin) e permaneceu lá por 39 segundos”, disse na plataforma de mídia social X. “Durante todo o voo, foi observado por sistemas de radar militares”.

O porta-voz do exército polaco, Jacek Goryszewski, disse aos jornalistas que o míssil viajou cerca de 2 km (1,2 milhas) no espaço aéreo polaco antes de regressar à Ucrânia.

Não houve comentários imediatos da Rússia. Varsóvia disse que exigiria uma explicação de Moscou.

O ministro da Defesa polaco, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, disse que Varsóvia continuaria a apoiar a Ucrânia tanto militarmente como no lado humanitário.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com informações da Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here