A empresa relatou na quinta-feira um salto de 27% nas vendas de anúncios no quarto trimestre do ano passado, para US$ 14,7 bilhões.

Por Arriana McLymore e Greg Bensinger

(Reuters) – Amazon.com começou a lançar um novo assistente de inteligência artificial destinado a responder às dúvidas dos compradores sobre os produtos, mas o recurso levanta tantas perguntas quanto responde.

Rufus, como o software é conhecido, ajudará os usuários, segundo a Amazon, orientando-os sobre as torradeiras ou brinquedos de dinossauros que melhor atendem às suas necessidades. No entanto, a Amazon tem um histórico de orientar os clientes para produtos que mais beneficiam a Amazon, seja porque são mais lucrativos ou porque são apoiados por verbas publicitárias.

A Amazon está combatendo um processo antitruste movido pela Comissão Federal de Comércio, que alega que a empresa de Seattle opera um sistema “pay-to-play”, cobrando o máximo pelos produtos nos quais os profissionais de marketing estavam dispostos a gastar mais. E a agência observou que a Amazon frequentemente coloca as suas marcas próprias no topo dos resultados de pesquisa, mesmo quando outros produtos podem ser de maior qualidade ou a um preço melhor. A empresa negou as acusações e disse que contestará a ação na Justiça.

Como acontece com outros serviços generativos de IA , o algoritmo por trás do Rufus é um segredo bem guardado e a Amazon se recusou a discutir como ele funciona. Ele ofereceu algumas pistas, incluindo um comunicado à imprensa, que dizia que ele é treinado usando o catálogo de produtos da Amazon, análises, informações da web e seções de perguntas e respostas.

Mas Michael Pachter, analista da Wedbush Securities, disse que a Amazon estaria recusando dinheiro se não abrisse ostensivamente os resultados da Rufus aos anunciantes. “Você provavelmente obterá resultados patrocinados”, disse ele. “A publicidade impulsiona o varejo e a Amazon não é diferente – por que você acha que eles estão gerando dezenas de bilhões de dólares em publicidade por ano?”

A empresa relatou na quinta-feira um salto de 27% nas vendas de anúncios no quarto trimestre do ano passado, para US$ 14,7 bilhões.

Pelo menos inicialmente, Rufus não parece ser influenciado pela publicidade. Gil Luria, analista sênior de software da DA Davidson, disse que isso provavelmente era necessário para construir a confiança dos consumidores. “Se eles perderem a fé na forma como respondem, você não vai mais perguntar a eles”, disse Luria.

PUBLICIDADE E ESCOLHAS DO CONSUMIDOR

No entanto, a empresa permitiu repetidamente que a publicidade se insinuasse nas suas recomendações. Os consumidores podem ter acreditado que a designação “ Escolha da Amazon ” indicava um processo de revisão ou teste, mas a Amazon costumava conceder esse selo aos profissionais de marketing que estavam dispostos a pagar por isso. A principal autoridade antitruste da Europa, Margrethe Vestager, disse que a capacidade da Amazon de limitar o acesso ao rótulo “Amazon’s Choice” foi uma das razões para sua objeção à aquisição planejada pela empresa da iRobot, fabricante do Roomba. A Amazon desistiu do acordo no mês passado.

E a Amazon permitiu anteriormente que os comerciantes colocassem produtos nos registos online de bebés dos clientes sem o seu conhecimento, descobriu uma investigação do Wall Street Journal. Desde então, encerrou a prática.

Os resultados de pesquisa da Amazon.com incluíram em média nove listagens patrocinadas, descobriu um estudo da Profitero de 2020 a 2021, o dobro do valor do Walmart e quatro vezes o do Target.

Jim Tierney, diretor de investimentos de ações concentradas de crescimento dos EUA na AllianceBernstein, disse que viu uma promessa real em Rufus “se você realmente tiver algum tipo de comprador conversacional de IA”.

“Isso significa apenas mais engajamento e mais conversão, o que significa mais receitas e mais unidades (vendidas)”, disse Tierney.

Mas a Amazon ofereceu poucas pistas sobre como lançar o Rufus para clientes selecionados. Em uma ligação com investidores, o CEO Andy Jassy disse que Rufus “permite que os clientes descubram itens de uma maneira muito diferente da que conseguem em sites de comércio eletrônico”.

A Amazon, em uma postagem no blog, mostrou como o software pode responder a uma pergunta sobre o valor de uma raquete de pickleball específica para iniciantes. “Este remo é uma ótima opção para iniciantes”, respondeu o software, segundo uma captura de tela. “O grande ponto ideal ajuda os jogadores iniciantes a passar a bola por cima da rede de forma consistente.” Em outro exemplo, ele exibiu brinquedos do Tiranossauro Rex para uma consulta sobre os melhores brinquedos para uma “criança de 5 anos obcecada por dinossauros”.

A empresa disse que Rufus é treinado usando o catálogo de produtos da Amazon, análises, informações da web e seções de perguntas e respostas.

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Com Reuters 

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