Com a chegada dos novos servidores, o quadro da Secretaria de Saúde passa a ser reforçado, somando-se aos atuais 29.717 profissionais em atividade GDF para reforçar a rede pública de saúde
Por Delmo Menezes
O Governo do Distrito Federal deu mais um passo para fortalecer a rede pública de saúde ao nomear, nesta quinta-feira (26), 1.154 novos profissionais aprovados no último concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O ato foi oficializado pelo governador Ibaneis Rocha, em solenidade realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Do total de nomeados, são 850 técnicos em enfermagem, 150 enfermeiros, 40 cirurgiões-dentistas, 45 agentes de vigilância ambiental em saúde (Avas), 45 agentes comunitários de saúde (ACS) e 24 auditores de vigilância sanitária. Os profissionais passam a atuar em diversas frentes, desde o atendimento direto ao paciente até ações de prevenção e controle sanitário.
Durante o evento, Ibaneis destacou o compromisso do governo com a melhoria contínua da saúde pública no DF. “Nós temos uma Secretaria de Saúde classificada como uma das melhores do Brasil, com profissionais altamente qualificados. Uma nomeação desse porte é um sinal claro de que queremos avançar ainda mais”, afirmou.
A vice-governadora Celina Leão também ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde como política pública essencial. “Nós acreditamos no SUS porque ele garante atendimento a todos, independentemente de condição financeira. É um sistema universal, que acolhe a população sem distinção”, declarou.
Reforço na atenção básica e no atendimento
Com a chegada dos novos servidores, o quadro da Secretaria de Saúde passa a ser reforçado, somando-se aos atuais 29.717 profissionais em atividade. Os nomeados têm prazo de 30 dias corridos, a partir da publicação, para tomar posse.

O investimento previsto é de R$ 80 milhões até o fim do ano, com recursos do próprio orçamento da pasta. Segundo o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, os novos profissionais chegam em um momento estratégico. “Estamos implementando novas tecnologias e ferramentas, além de trabalhar para ampliar a humanização no atendimento. Esse reforço será fundamental”, destacou.
Expectativa de melhoria no atendimento
Entre os nomeados, o técnico em enfermagem Anderson Filipini comemorou a conquista após dois anos de preparação. Para ele, o reforço impactará diretamente o atendimento à população. “Os técnicos são o primeiro contato com o paciente. Somos responsáveis por procedimentos iniciais importantes, como medicação e aferição de pressão. Essa chegada fortalece a ponta do sistema”, afirmou.
A também técnica de enfermagem Andressa dos Santos destacou a necessidade urgente de ampliação das equipes. “Os hospitais estavam precisando muito desse reforço. Estamos preparados e motivados para melhorar o atendimento à população”, disse.
Ampliação já vem acontecendo
O reforço na rede pública não é isolado. Em dezembro do ano passado, o GDF já havia nomeado mais de cem médicos para diversas especialidades, como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia, pediatria e neurocirurgia, ampliando a capacidade de atendimento em áreas estratégicas.
Com as novas nomeações, o governo busca reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde, melhorar o tempo de atendimento e garantir mais qualidade e eficiência no serviço prestado à população do Distrito Federal.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital








