Foto: Reprodução

“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança” (Salmos 33:12).

Por Delmo Menezes

Vivemos dias de guerra, pandemia mundial, conflitos, tragédias, mortes, enfim, uma série de notícias que nos mostram que o mundo vai de mal a pior. Em romanos 33:12, quando o salmista diz: “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor”, ele quer dizer que o Senhor é o nosso Deus e a nação que adora o Senhor está sob sua proteção.

Celebrado pelos cristãos no dia 30 de novembro, o Dia do Evangélico se tornou uma data importante no calendário oficial do Distrito Federal, onde evangélicos, pastores e líderes, tem a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o papel da igreja, principalmente nos dias difíceis que estamos atravessando.

Lideranças evangélicas reunidas em Brasília antes da pandemia. Foto: Divulgação

As igrejas realizam um trabalho fundamental para a sociedade, recuperando dependentes químicos, auxiliando famílias carentes, atuando na área social de maneira efetiva.

A Lei Distrital 963/1995, de autoria do deputado Carlos Xavier, instituiu feriado do Distrito Federal, e é comemorado todos os anos no dia 30 de novembro. Posteriormente a Lei Federal 12.328/2010 instituiu o Dia Nacional do Evangélico, comemorado no mesmo dia, sem estabelecê-lo como feriado nacional.

Reunião na Câmara Legislativa em comemoração ao Dia do Evangélico. Foto Vinícius de Melo

Neste ano devido a pandemia da covid-19, a Semana do Evangélico sofreu bastante alteração em relação aos anos anteriores. De acordo com o Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal – COPEV/DF, não haverá programação aberta ao público nos templos, com exceção do evento na Praça dos Três Poderes, para evitar a proliferação do coronavírus.

“A comemoração do Dia do Evangélico, nesta segunda-feira (30/11), será através de live que será transmitida pelo Youtube. No decorrer da Semana do Evangélico, as entidades que representam o segmento, optaram por não fazer o tradicional evento público devido a pandemia da covid-19”, explicou o coordenador-geral do Copev-DF, Pr. Chancerley de Melo.

Pastor Ronaldo Fonseca recebendo oração dos líderes da ADET

De acordo com o pr. Chancerley, o feriado do Dia do Evangélico é importante para revelar o amor de Deus e mostrar o trabalho social que as igrejas realizam. “Mais de 40% da população do Distrito Federal é evangélica, um número expressivo, um seguimento que cresce muito”.

Veja programação da semana do Evangélico:

Mensagem dos líderes evangélicos do DF

Bispo Renato Andrade (Igreja Abençoando as Nações – “Aproveito este dia para parabenizar ao povo cristão evangélico que ajudou o Brasil, pela evangelização, e somado a isso a grande participação na formação educacional, ambiental, política e social do DF e do Brasil. Parabéns a todos!”.

Pr. Antônio Nascimento (Presidente do Conselho de Igrejas e Pastores Evangélicos do DF e Região Metropolitana -CIPE-DF) – “O Dia do Evangélico é uma data importante para o Distrito federal, principalmente para os evangélicos divulgarem a Palavra de Deus. Importante ressaltar o papel social da igreja na sociedade. Feliz Dia dos Evangélicos”.

Pr. Josimar Francisco – (Presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do DF) – “Esta data tão importante que é o Dia do Evangélico, representa para todos nós uma conquista de vários líderes da cidade para que este dia acontecesse. Neste ano em especial, nós estamos comemorando mesmo em meio a Pandemia da covid-19, o crescimento do evangelho, a unidade da igreja e principalmente como evangélico entendemos a nossa posição na sociedade. Vamos ter uma semana de comemoração com todos os dias programados, sendo que a maioria dos eventos serão online. Estaremos marcando este dia porque esta conquista é de todos”.

Pr. Ricardo Spindola – (Igreja Batista Central) – “A igreja como corpo de Cristo, tem um papel imprescindível de abraçar e socorrer um mundo cambaleante. Mostrar misericórdia, manifestar a Graça, e distribuir o Amor emanado do coração de Deus”.

Pr. Ronaldo Fonseca – (Assembleia de Deus – ADET) – “O Dia do Evangélico marca uma data importante para a sociedade, pois destaca um segmento que está envolvido no trabalho social, mudança de vida das pessoas, igualdade social, e valorização do ser humano. Esta data tem que ser comemorada todos os dias, pois ela nos traz um reflexão importante sobre o papel e a unidade da igreja na sociedade. Desejo a todos os cristãos evangélicos, um feliz dia e que possamos alcançar novos horizontes em dias tão difíceis como estamos passando”.

Bispo Robson Rodovalho – (Igreja Sara Nossa Terra) – “Olá povo de Deus. Nesta segunda-feira (30), celebramos o Dia do Evangélico. O dia do povo que crê no poder do Evangelho de Jesus Cristo, como uma força transformadora, restauradora e capaz de levar o homem a salvação eterna. O apóstolo Paulo diz em Romanos, cap. 1, que o Evangelho é o poder de Deus. Consequentemente ser evangélico que dizer ser parte do povo que crê e recebe o poder de Deus em sua vida todos os dias. Que Deus abençoe sua vida, sua família e seu povo nesta data que celebramos”.

Bispo Vitor Paulo (Igreja Universal) – “Vamos aproveitar esta data do Dia do Evangélico para refletir sobre o nosso papel na sociedade. Jesus disse: ‘Vós sois a luz do mundo’. Aquele que crê na palavra de Deus e a pratica, ilumina com suas atitudes as pessoas que estão na escuridão. Sejamos luz”.

Pr. Ruimar Fonseca (Assembleia de Deus – ADET) – ” O Dia do Evangélico é uma justa homenagem a esse segmento da sociedade que tem feito a diferença através do apoio as famílias e as demandas da nossa cidade. Parabéns a toda comunidade evangélica do Distrito federal”.

Pr. Claudinho (Ministério Braço Forte do Senhor) – “Sabemos que é de grande importância esta data constar no calendário oficial de nossa cidade, pois as instituições religiosas tem tido um papel de grande relevância na formação do indivíduo e no equilíbrio da sociedade, sendo um elo entre nós os seres humanos e Deus, principalmente nesse momento de turbulência mundial. Parabéns a todos os cristãos evangélicos”!!!

Pr. Daniel de Castro (Assembleia de Deus – Madureira) – “Neste dia tão especial para todos os evangélicos do Brasil e especialmente de Brasília, nós temos muito que agradecer a Deus por conquistas e pelo crescimento do nosso segmento. Que nunca percamos o foco da pregação da palavra de Deus que é a essência do evangelho. Pregues a palavra em tempo e fora de tempo, essa é a nossa missão. Parabéns a todos os evangélicos!”

Pr. Audenor (Igreja Batista Filadélfia) – “Como feriado não concordo muito, até porque o Brasil já tem muitos feriados. Por outro lado, podemos buscar mais a Deus, orarmos mais por nossas autoridades, pelas igrejas e pelo mundo”.

No Distrito Federal existe hoje aproximadamente mais de 1,2 milhão de evangélicos, ou seja, cerca de 40% da população, de acordo com dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Isto sem levar em consideração a região do Entorno.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here