Senadora Damares Alves. Foto: Reprodução.

A senadora deu entrada no hospital DF Star, em Brasília, e deve permanecer na unidade pelos próximos dias. É a segunda vez que a parlamentar apresenta sintomas da doença em 2023

Por Delmo Menezes

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), deu entrada no hospital DF Star em Brasília nesta quinta-feira (07/12) devido a uma paralisia facial. Segundo sua assessoria, a internação foi por precaução para a realização de exames, e seu estado é estável. A razão por trás desse quadro é uma dor aguda neuropática causada pelo Herpes Zoster, informação divulgada pelo Hospital DF Star.

Essa não é a primeira vez que Damares enfrenta esse problema. Em março, ela passou por um episódio semelhante. Os médicos a diagnosticaram com herpes zoster, a mesma condição que a levou novamente ao hospital agora. Na época, a senadora usou as redes sociais para informar os apoiadores sobre seu estado de saúde e informou que teve uma infecção no ouvido, causada por herpes zoster, que desencadeou a paralisação da face.

De acordo com a assessoria da senadora, ela está “clinicamente bem” e será submetida a uma bateria de exames no hospital. O vírus varicela zoster é o causador do herpes zoster ou cobreiro, e da catapora.

O Herpes Zoster, desencadeado pelo vírus varicela-zoster, pode reaparecer anos após a primeira manifestação, especialmente em momentos de baixa imunidade. Ele se manifesta como o conhecido “cobreiro”, causando bolhas, vesículas e intensa dor ao longo dos nervos onde o vírus estava latente. Em casos raros, como o enfrentado pela senadora, pode ocasionar a paralisia facial, afetando os movimentos do rosto.

A prevenção é uma ferramenta crucial contra o herpes zoster. No Brasil, foi introduzida uma nova vacina, a Shingrix, aprovada pela Anvisa para adultos com 50 anos ou mais e também para aqueles com risco aumentado de contrair a doença, como os imunocomprometidos. Essa vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de dois meses entre elas.

A senadora permanece em observação durante os próximos dias e em tratamento médico, enquanto sua equipe e o hospital acompanham sua recuperação.

Sintomas da herpes-zóster

Pacientes com herpes-zóster podem apresentar lesões na pele com fortes dores e que persistem por meses após a resolução das feridas. A característica mais marcante da doença é a distribuição das erupções, que tendem a aparecer no tronco, na face ou nos braços e pernas.

O surgimento de lesões no centro da face, na região do nariz e olhos, é preocupante porque elas podem se espalhar e levar à cegueira ou meningite. O quadro ainda pode ser acompanhado por parestesias (formigamento, agulhadas, adormecimento e pressão), ardor e coceira locais, febre, dor de cabeça e mal-estar.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here