Presidente do Sindate-DF, João Cardoso e os diretores Isa Leal, Josy Jacob e Newton Batista. Foto: Divulgação.

Estiveram presengte ao evento para assinatura da Convenção Coletiva nesta quinta-feira (8), o Presidente do Sindate João Cardoso, os diretores Isa Leal, Josy Jacob e Newton Batista.

Por Redação

A nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022 dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem foi assinada juntamente com o  Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH). Entre as conquistas estão o reajuste salarial e o reajuste do vale refeição/alimentação.

Em um cenário de retiradas de direitos no âmbito do legislativo federal, com a aprovação de reformas no Congresso Nacional, empregadores adotaram uma blindagem no piso salarial anual, oferecendo um percentual abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), dessa forma, o Sindate vem lutando para conseguir melhorias para a base. 

Na última reunião realizada em setembro, o sindicato travou uma queda de braço com o objetivo de garantir melhorias e a manutenção de direitos importantes para a categoria. Agora com a convenção assinada, a remuneração dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da rede privada de saúde será reajustada para 5%, uma grande conquista do Sindate para os trabalhadores.

A CCT se refere à carga horária de 44 horas semanais, ou carga horária regulamentada por lei específica. Para empregadores que já concederam reajustes entre o período de 01 de dezembro de 2019 a 17 de novembro de 2021, ficam autorizados à compensação dos mesmos.

Confira a tabela abaixo:

Quando o empregador não fornecer refeição no local de trabalho,  é requerido aos profissionais Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, que cumprem carga horária de 8 horas diárias ou mais, o auxílio-refeição no valor mínimo de R$ 20,50 a partir da data de assinatura da CCT.

A diretora Josy Jacob destacou que a assinatura foi de extrema importância: “Sabemos o quanto os Técnicos em Enfermagem precisam de um salário melhor e digno. A luta vai continuar para que cada vez mais possamos conquistar benefícios na CCT e também conseguir a aprovação do piso salarial para a Enfermagem.” 

As cláusulas determinadas pela CCT passam a valer a partir da data de assinatura (18/11/2021).

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here