Sobradinho/DF comemora nesta segunda-feira (13/5) 64 anos de existência.

Sobradinho recebeu em 1964 a condição de região administrativa, conforme a Lei 4545, oficializando sua importância no contexto do Distrito Federal

Por Delmo Menezes

Sobradinho, uma das regiões administrativas mais tradicionais do Distrito Federal, completa nesta segunda-feira (13/5), 64 anos de sua fundação. Inaugurada em 1960, pouco menos de um mês após a criação de Brasília, a cidade guarda em sua história um rico legado cultural e um papel fundamental no desenvolvimento da capital federal.

Origens e Nome

O nome “Sobradinho” tem uma origem curiosa e remonta à primeira metade do século XIX. Conta-se que um joão-de-barro construiu seu ninho em um local simbólico: um dos braços de uma rústica cruz que demarcava uma propriedade rural goiana chamada Fazenda Sobradinho. Essa cena inusitada deu origem ao nome da região, que mais tarde seria desapropriada e integrada à história de Brasília.]

Ar de cidade do interior faz de Sobradinho um local aprazível para moradia | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Sobradinho pode ser considerada uma das filhas do Lago Paranoá, porque, em função do enchimento da barragem, existiu a necessidade de tirar pessoas que ficavam no Vale do Rio Paranoá, principalmente na Vila Amaury; então um projeto que já existia sobre a construção da cidade foi tirado da gaveta”, conta o historiador Elias Manoel, do Arquivo Público do DF. “E com um detalhe: com as plantas urbanas, com pequenas alterações, aprovadas pelo próprio Lucio Costa.”

Construção e Desenvolvimento

Sobradinho foi idealizada como um local para abrigar famílias de imigrantes, principalmente do Nordeste de Goiás, da Bahia e de outros estados, que foram transferidas para as margens da antiga estrada que ligava Planaltina à nova capital federal. A construção da cidade foi impulsionada pela necessidade de reassentar os moradores que seriam afetados pela construção da barragem do Lago Paranoá.

Um dos locais mais visitados em Sobradinho é o Parque Ecológico dos Jequitibás | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Em 1964, Sobradinho recebeu a condição de região administrativa, conforme a Lei 4545, oficializando sua importância no contexto do Distrito Federal. Ao longo dos anos, a cidade se consolidou como um polo cultural e educacional, com destaque para o Centro de Tradições Populares, a Biblioteca Van Gogh, o Teatro de Sobradinho, o Polo de Cinema do DF, o Espaço Cultural e o Parque dos Jequitibás.

Sobradinho completa 64 anos nesta sgunda-feira (13/5).

Celebração e Reflexão

O aniversário de 64 anos de Sobradinho é um momento para celebrar a rica história da cidade, reconhecer a força de seu povo e reafirmar o compromisso com o seu futuro. É também uma oportunidade para refletir sobre os desafios e as perspectivas que se apresentam para a região, buscando sempre garantir o bem-estar e a qualidade de vida da sua população.

Parabéns, Sobradinho, por seus 64 anos de história!

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here