Umidade relativa do ar ficou em 15% nesta segunda-feira (13) e calor deve continuar pelo menos até sexta (17). Por outro lado, algumas regiões de Brasília registraram ‘chuvas isoladas’.
Por Redação
O Distrito Federal bateu recorde de dia mais quente do ano nesta segunda-feira (13). A temperatura máxima chegou a 37,2ºC e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi o dia mais quente registrado em novembro na história de Brasília.
A umidade relativa do ar caiu a 15%, durante a tarde, na região de Águas Emendadas, em Planaltina. Por outro lado, alguns locais registraram pancadas de chuva (saiba mais abaixo).
Até esta segunda-feira, o dia mais quente de 2023 no DF havia sido em 24 de setembro, quando os termômetros marcaram 36,7°C, no Gama. A previsão é de que o calor continue, pelo menos, até sexta-feira (17).
O Inmet emitiu um alerta vermelho, quando a temperatura pode exceder 5 °C a média por um período maior que 5 dias. O alerta dura até sexta-feira (17).
‘Chuvas isoladas’
Apesar do calorão, algumas regiões do Distrito Federal registraram chuva nesta tarde. O Inmet explica que “em função do forte aquecimento, algumas áreas de instabilidade se formaram no DF, o que provocou chuvas mais isoladas”.
Até a publicação desta reportagem, havia chovido nas seguintes regiões:
- 🌧️Asa Sul
- 🌧️Ceilândia
- 🌧️Samambaia
- 🌧️Recanto das Emas
Nestes dias quentes e secos, o corpo precisa de muitos cuidados. Veja como cuidados necessários durante essa época do ano:
💧 Mantenha uma boa hidratação e carregue sempre que possível uma garrafa com água;
👃 Umedeça as narinas e os olhos com soro fisiológico;
👄 Use hidratantes labiais e cremes no corpo para evitar o ressecamento da pele;
🧢👒 Use roupas leves, bonés ou chapéus;
🏋️♀️ Evitar a prática de exercícios físicos em local aberto, durante a alta incidência do sol;
🍎 Evitar o consumo de alimentos mais pesados, gordurosos, frituras.
Veja dicas do Inmetro para reduzir consumo de energia
- Só deixe os eletrodomésticos ligados enquanto você estiver no espaço;
- O índice de eficiência energética, que está na etiqueta, traz a relação entre a potência e energia consumida. Opte por produtos com mais eficiência;
- Para saber o consumo, multiplique a energia consumida pelo aparelho em kWh (kilowatts hora) pela tarifa de energia praticada na sua região;
- Os parafusos dos ventiladores devem estar sempre firmes, as hélices balanceadas e, no caso do modelo de teto, verifique se a lâmpada é a indicada pelo fabricante;
- É importante fazer a limpeza e manutenção dos ventilador e ar-condicionado para facilitar a circulação do ar;
- Caso utilize ar-condicionado, evite o abre e fecha das portas dos ambientes refrigerados e só deixe ligado enquanto você estiver no ambiente.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Com G1/DF