Foto: Arquivo Global.

Estado de emergência está sendo aplicado devido risco de incêndio

Por Redação

Dias e noites muito quentes, com uma umidade relativa do ar muito baixa e temperaturas iguais ou superiores a 40 graus em quase todo o território nacional. Este é o retrato traçado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana. A partir de terça-feira (12), com a subida das temperaturas, agrava-se o risco de incêndio.

O estado de contingência está sendo aplicado pela primeira vez em Portugal diante do risco de incêndios florestais. A situação de alerta permite que a defesa civil mobilize todos os meios de que o país dispõe para combater os incêndios.

“Vamos ter dias muito quentes em quase todo o território do continente. Hoje, há um ligeiro alívio nas regiões do litoral norte e centro porque ontem [domingo] começou a entrar uma massa de ar marítimo e fez com que a temperatura mínima já baixasse nessa região e que hoje, durante a tarde, também haja uma diminuição da temperatura máxima nas regiões do litoral norte e centro. Para amanhã [terça-feira], prevê-se uma subida dos valores de temperatura. Grande parte de Portugal Continental estará com valores de temperatura máxima iguais ou superiores a 40 graus”, explicou ao JN Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA.

De acordo com a meteorologista, os valores de temperatura mais elevados irão registar-se nas regiões de Trás-os-Montes, de Vale do Tejo e do Alto e Baixo Alentejo. “Alguns valores de temperatura podem igualar os 45 graus”, referiu Patrícia Gomes.

Riscos para a saúde

Devido grande perigo de incêndio, o calor pode trazer consequências para a saúde. A Direção-Geral da Saúde, nas suas redes sociais, recomenda a adoção de medidas de proteção como o aumento da ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar, a procura por ambientes frescos e arejados, evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas, optar por roupa solta que cubra a maior parte do corpo, usar chapéu de abas largas e colocar óculos de sol com proteção ultravioleta.

A autoridade de saúde aconselha ainda a escolher as horas de menor calor para viajar de carro, bem como não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com informações do portal JN/PT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here