Presidente dos Estados Unidos Donal Trump. Foto: Reprodução.

A declaração ocorre em um momento de polarização no país e deve alimentar críticas de opositores

Por Redação

Em declarações polêmicas, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste domingo (30) que não descarta a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato, apesar da proibição constitucional. Durante entrevista à NBC News, Trump confirmou que não estava brincando sobre a ideia, mas afirmou que ainda é “muito cedo para pensar nisso”.

Questionado sobre como poderia contornar a 22ª Emenda, que limita os presidentes a dois mandatos (consecutivos ou não), Trump foi evasivo, mas sugeriu que “existem métodos pelos quais você poderia fazer isso”. O republicano, no entanto, não detalhou quais seriam esses mecanismos, deixando em aberto a interpretação sobre uma possível manobra política ou jurídica.

Trump, que assumiu seu segundo mandato não consecutivo em janeiro, já havia feito alusões vagas à permanência no poder além do permitido. Suas declarações reacendem o debate sobre os limites do presidencialismo nos EUA e a resistência do ex-presidente em aceitar as regras tradicionais do sistema político americano.

Especialistas em direito constitucional reforçam que qualquer tentativa de burlar a emenda exigiria mudanças legais complexas, como uma revisão da Constituição — algo extremamente difícil de ser aprovado. A fala de Trump, no entanto, pode ser interpretada como uma estratégia para manter sua base de apoiadores mobilizada ou mesmo como um desafio às normas estabelecidas.

A declaração ocorre em um momento de polarização no país e deve alimentar críticas de opositores, que acusam o republicano de buscar minar as instituições democráticas. Enquanto isso, seus aliados mais fiéis podem ver no discurso um sinal de que Trump pretende permanecer como figura central na política americana, mesmo após o fim de seu atual mandato.

A Casa Branca não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mas a entrevista já repercute como mais um capítulo na trajetória disruptiva do presidente dos Estados Unidos.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here