Sirenes de ataque aéreo soaram por toda a cidade enquanto o governador regional, Vyacheslav Gladkov, instava todos os residentes a se mudarem para abrigos.

Pelo menos 14 mortos em ataque ucraniano na cidade russa de Belgorod

Por Redação

Pelo menos quatorze pessoas foram mortas em bombardeios ucranianos na cidade russa de Belgorod. Isto foi relatado pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia. Duas crianças estariam entre os mortos.

Além disso, segundo a Rússia, 108 pessoas ficaram feridas em Belgorod, que fica a cerca de trinta quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Imagens da agência de notícias russa RIA mostram, entre outras coisas, carros queimados.

Segundo os russos, foi um “ataque indiscriminado do regime de Kiev”, incluindo mísseis Vampire de fabricação checa. A Rússia quer que o Conselho de Segurança da ONU se reúna para discutir o assunto.

O jornal Kommersant citou uma fonte próxima ao Comitê de Investigação Russo dizendo que mísseis disparados de um lançador múltiplo de foguetes na região ucraniana de Kharkov atingiram um rinque de patinação na praça central da Catedral, um shopping center, prédios residenciais e um carro.

A região de Belgorod, que fica ao lado do norte da Ucrânia, como outras zonas fronteiriças russas, sofreu durante todo o ano bombardeamentos e ataques de drones que as autoridades atribuíram à Ucrânia.

“Hoje, o regime de Kiev tentou um ataque combinado indiscriminado na cidade de Belgorod com dois mísseis ‘Olkha’ numa configuração de cluster proibida, bem como foguetes Vampire de fabricação checa”, disse o Ministério da Defesa numa publicação no Telegram. “Este crime não ficará impune”.

A Ucrânia não assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas raramente o faz em casos como este. No entanto, fontes dizem à mídia ucraniana que isso é uma retaliação pelos ataques russos em grande escala de ontem.

39 mortes na Ucrânia

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 no que chama de “operação militar especial”, lançou na sexta-feira o maior ataque aéreo da guerra.

Autoridades ucranianas disseram que 39 civis foram mortos e 159 feridos quando a Rússia lançou 158 mísseis e drones contra cidades e vilas em toda a Ucrânia.

Alexander Bogomaz, governador da região de Bryansk, que também faz fronteira com a Ucrânia, disse neste sábado (30/12) que uma criança foi morta em ataques a “objetivos civis” em duas aldeias, sem especificar quando os ataques ocorreram.

Ontem, várias cidades ucranianas foram atingidas por ataques aéreos russos. Segundo a Força Aérea Ucraniana, foi o maior ataque desde o início da guerra, há quase dois anos.

O presidente ucraniano Zelensky anunciou agora que o número de mortos de ontem aumentou para 39 pessoas. De acordo com Zelensky, 159 pessoas ficaram feridas e 120 cidades e vilarejos foram atingidos pelos ataques, disse ele.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com Agências Internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here