A Ucrânia espera que a Rússia lance uma ofensiva militar por volta do aniversário de sua invasão, em 24 de fevereiro. Olaf Scholz defende sua decisão de entrega de tanques

Por Redação 

Uma autoridade ucraniana alertou no sábado que a Rússia provavelmente está preparando uma nova onda de ataques, provavelmente programada para coincidir com o aniversário de 24 de fevereiro da decisão de Moscou de invadir a Ucrânia. 

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, Oleksiy Danilov, disse à Radio Svoboda, o braço em russo da emissora americana Radio Free Europe/Radio Liberty, que “não é segredo” que o exército da Rússia está preparando sua próxima tentativa de avanço. 

Danilov disse que o alvo principal provavelmente colocaria as regiões separatistas orientais de Luhansk e Donetsk completamente sob controle russo. 

As forças ucranianas relataram combates intensificados em assentamentos como Bakhmut e Vugledar nos últimos dias. E Kiev também reconheceu que retirou as tropas de Soledar após semanas de luta para manter a cidade.

A previsão de Danilov de aumento dos combates foi uma opinião compartilhada pelo especialista em segurança Jim Townsend, ex-subsecretário de assistência de defesa dos EUA para a política européia e da OTAN no Pentágono. 

“Há certamente uma expectativa de que venha a primavera, se não o final do inverno, se o terreno continuar duro, que possa haver uma ofensiva russa”, disse Townsend à DW. Ele também disse que Moscou pode acelerar seus planos se acreditar que as novas entregas de tanques ocidentais anunciadas na semana passada estão para chegar e fortalecer as capacidades de resposta de Kiev.

“E pode ser, também, que os russos vão acelerar o lançamento desta ofensiva se eles acham que esses tanques vão entrar e eles querem tentar vencer a Ucrânia ao chegar lá primeiro com sua ofensiva, “Townsend disse.

Com informações DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here