Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

De acordo com a Agência Europeia de Vigilância Médica – EMA, o imunizante é seguro e eficaz contra a Covid-19

Por Redação

A Agência Europeia de Vigilância Médica (EMA) deu permissão na tarde de sexta-feira (29), à empresa farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca para comercializar a vacina corona desenvolvida em Oxford. De acordo com a EMA, a vacina é segura e eficaz para qualquer pessoa com mais de 18 anos.

A vacina da AstraZeneca deve ser aplicada apenas a pessoas com idades entre 18 e 64, devido à falta de dados sobre sua eficácia em idosos, disse o comitê de vacinas da Alemanha em um esboço da recomendação na quinta-feira. “Ainda não há resultados suficientes em participantes mais velhos (com mais de 55 anos) para fornecer uma panorama de quão bem a vacina funcionará neste grupo”, informou o órgão regulador.

A vacina é a terceira que recebeu sinal verde do bloco europeu, depois das produzidas pela Pfizer e Moderna. A decisão requer a aprovação final da Comissão Europeia, processo que ocorreu rapidamente com as demais vacinas.

Muitos países do continente têm lutado para vacinar pessoas rapidamente como fazem Estados Unidos, Israel e Reino Unido, e há muito se esperava a provação da vacina da AstraZeneca, o que se imagina que vá acelerar o processo.

A UE aposta fortemente na vacina, que é mais barata e mais fácil de controlar do que outras concorrentes. O bloco fez um pedido de 300 milhões de doses a serem entregues após autorização e tem a opção de comprar outras 100 milhões.

O governo holandês encomendou 11,7 milhões de doses da vacina AstraZeneca. Houve muito a fazer sobre o medicamento na semana passada, depois que se soube que a empresa farmacêutica poderia entregar menos doses aos estados membros da UE do que se pensava e as autoridades de saúde alemãs tiveram dúvidas sobre a eficácia do medicamento em idosos.

Especialmente para jovens

No entanto, de acordo com a EMA, é “muito provável” que a vacina para o combate a Covid-19 também funcione bem em pessoas com mais de 55 anos. Anteriormente, parecia que a vacina, em média, oferece cerca de 70% de proteção com duas injeções. Quase não há efeitos colaterais graves, observa a Agência Europeia.

Cabe agora à Comissão Europeia confirmar a avaliação da EMA. Isso parece uma formalidade. A vacina pode provavelmente ser usada a muito curto prazo. Na Holanda, a vacina AstraZeneca destina-se principalmente a pessoas com menos de 60 anos, de acordo com a estratégia de vacinação. 

Da Redação do Agenda Capital e Agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here