Max Verstappen comemora sua pole position / AP.

Max Verstappen fez sua primeira tacada no Grande Prêmio de Abu Dhabi, na preparação para a corrida decisiva (domingo às 14h) para o campeonato mundial.

Por Redação

O holandês surpreendentemente conseguiu sua décima pole position em 2021 na qualificação e encaminhou o rival da Copa do Mundo Lewis Hamilton para o segundo lugar no grid. Lando Norris foi o terceiro mais rápido.

O holandês e o britânico chegam à última etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 empatados na primeira colocação. Ambos somam 369,5 pontos, mas Verstappen leva vantagem por ter mais triunfos. A largada do GP de Abu Dhabi é amanhã, às 10h (de Brasília).

A pole position de Verstappen é surpreendente, já que Hamilton ganhou impulso neste fim de semana de corrida com tempos rápidos e a impressão confiável que causou em seu Mercedes.

Lando Norris e Max Verstappen (à direita) AP

Problemas técnicos

Além disso, Verstappen teve que lidar com problemas técnicos nos terceiros treinos livres (problemas com a asa traseira), de forma que a confiança em uma pole position não era grande no campo da Red Bull.

“É uma sensação ótima. Conseguimos melhorar o carro na qualificação”, disse Verstappen visivelmente satisfeito, que também comemorou sua pole position igualmente bem com seus mecânicos.

“Isso é algo que realmente queríamos, especialmente quando você ver como tem sido a forma da Mercedes nas últimas semanas. Mas no final é sobre a corrida. Teremos de fazer uma boa largada.”

Segundo Verstappen, havia dúvidas sobre a tática a ser usada na Red Bull antes da qualificação. “A equipe estava um pouco nervosa”, disse Verstappen ao Ziggo Sport.

“Eles perguntaram: ‘Você não quer praticar isso?’ Então concordamos: não, vamos fazer isso de uma vez e funcionou bem. “

Hamilton: ‘Ótima volta de Max’

Hamilton rapidamente se resignou à sua segunda qualificação depois. “Max fez uma grande volta, não conseguimos bater”, disse o britânico, que manteve o ânimo: “Estamos em uma boa posição, também no que diz respeito aos pneus. Ainda estou na primeira linha. “

Pérez ficou feliz por ter contribuído para a pole position de Verstappen. “É muito difícil cronometrar algo assim, mas felizmente tudo deu certo”, disse o mexicano ao Ziggo Sport.

Christian Horner elogiou a pole position de Max Verstappen. “Esta foi uma das melhores pole position da temporada”, disse o chefe da equipe Red Bull Racing. De acordo com Horner, a tática de turbilhonamento com Pérez não foi nem mesmo decisiva. “Max estava realmente dando tudo, ele dirigia com todo seu coração.”

Hamilton mais rápido e pino na pista

Verstappen saiu dos boxes antes de Hamilton com pneus macios no Q1 e marcou 1min23s680 em sua primeira volta rápida. O britânico veio para a pista logo depois, também com pneus macios, fez 1min23s266 e superou a volta do holandês.

Verstappen ainda fez uma volta mais rápida que a sua anterior, mas não foi suficiente para bater o tempo do britânico. Nos segundos finais, o piloto da Mercedes ainda baixou ainda mais, para 1min22s845, enquanto o holandês estava nos boxes.

A sessão foi interrompida a seis minutos do fim após Mick Schumacher (Haas) derrubar um pino de marcação do circuito. Lando Norris (McLaren) acabou passando por cima do pino, que foi parar no meio da pista. Pouco depois, o treino foi reiniciado.

Verstappen se recupera após erro

Hamilton e Verstappen foram com pneus médios para o início do Q2. No início da sessão, o britânico fez 1min23s185, 0s004 mais rápido que o holandês na primeira volta.

Mais tarde, o piloto da Red Bull ainda errou o traçado ao frear tarde em uma curva e acabou fora da pista. Ele retornou ao boxe para ver o estrago no pneu. Quem se aproveitou foi Carlos Sainz (Ferrari), que superou a marca de Hamilton com 1min23s174.

Os pilotos voltaram à pista nos minutos finais, e Hamilton assumiu novamente a ponta, mas logo acabou superado por Sergio Pérez (Red Bull), com 1min23s135. Verstappen, que retornou com pneus macios, fechou com 1min22s800.

Alonso, Gasly, Stroll, Giovinazzi e Vettel acabaram eliminados no Q2.

Verstappen faz a pole

Verstappen e Hamilton foram para a pista com pneus macios no Q3. O holandês fez 1min221s09, mais de meio segundo à frente de Hamilton (1min22s660), na primeira volta rápida. Pouco depois, os dois voltaram para os boxes.

As duas Mercedes e as duas Red Bulls retornaram para a pista a pouco mais de 3 minutos para o fim da sessão.

Porém, Hamilton foi mal (1m22s480), não ficou perto do tempo de Verstappen e viu o holandês levar a pole. O piloto da Red Bull até tirou o pé em sua última volta quando viu que não podia mais ser superado pelo britânico.

Veja o Grid de largada

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here