Atual campeão da F1 largou em 13º, comandou dobradinha da RBR e se isola cada vez mais na briga pelo título. Leclerc cai para terceiro no campeonato em dia de estratégia confusa da Ferrari
Por Redação*
Um ritmo assombroso e quase 18 segundos de vantagem. Após largar em 13º devido a uma punição por alterações no motor, Max Verstappen fez corrida de recuperação espetacular – ainda que tranquila – e passeou para vencer o GP da Bélgica, primeira prova após a retomada da Fórmula 1 em 2022. O holandês também aproveitou uma confusão na largada, proporcionada por toque de Lewis Hamilton em Fernando Alonso.
Sergio Pérez chegou em segundo e fechou a dobradinha da Red Bull em Spa-Francorchamps. A Ferrari exibiu uma estratégia mais que confusa e testou sete configurações com Carlos Sainz, mas viu o piloto espanhol cruzar em terceiro. No apagar das luzes, Charles Leclerc recebeu uma punição de cinco segundos por não desacelerar no pitlane, caindo da quinta para a sexta posição.
Com a vitória na Bélgica, sua nona na temporada, Verstappen chega a 284 pontos. Cada vez mais isolado na liderança, o holandês caminha para conquistar o bicampeonato de forma antecipada. Sergio Pérez assume a vice-liderança, mas tem 93 pontos de desvantagem para o companheiro. Leclerc agora é terceiro, com 98 pontos a menos que o atual campeão da F1.
O desempenho do RB18 não é surpresa: no sábado, Verstappen afirmou que “seria uma vergonha” não figurar no pódio dadas as condições do carro da Red Bull, mesmo largando do final do pelotão. O holandês fez o melhor tempo no classificatório, mas largou em P13, punido por alterações na unidade de potência além do limite permitido pelo regulamento.
Verstappen largaria em P15 inicialmente, mas foi beneficiado com a saída de Yuki Tsunoda, que teve que largar do pitlane após trocar componentes do motor. O carro de Pierre Gasly também foi recolhido aos boxes na sequência – Verstappen, então saiu da 13ª posição, seguido por Leclerc.
Antes da largada, a Fórmula 1 confirmou que Spa-Francorchamps vai seguir no calendário para 2023. O circuito na Bélgica, um dos mais tradicionais da categoria, estava sob risco de não ter o contrato renovado para a próxima temporada.
A Fórmula 1 volta já na próxima semana para o GP da Holanda, no dia 4 de setembro, faltando oito corridas para o fim da temporada 2022.
Resultado
Largada
Único no top 10 de macios, Sainz largou bem e seguiu na ponta. Fernando Alonso mergulhou e conseguiu o segundo lugar, superando Pérez – que largou mal e foi engolido pelas duas Mercedes na sequência, caindo para quinto. Verstappen, que largou da 13ª posição, foi escalando o grid até a oitava posição.
Hamilton pressionou Alonso e tocou o espanhol na lateral. Os dois saíram da pista após o contato na Les Combes, com muita fumaça saindo da traseira da Mercedes. O heptacampeão foi caindo na classificação e teve que abandonar pela primeira vez no ano.
Após o incidente, Alonso não poupou palavras no rádio com a Alpine: “Que idiota! Fechando o espaço vindo de fora. Tivemos uma super largada mas sesse cara só sabe pilotar e largar em primeiro.”
Momentos-chave
SAFETY CAR NA SEGUNDA VOLTA
Latifi saiu da pista na Les Combes numa dividida com Ocon, arrastou metade do carro na brita e rodou, acertando Bottas. O finlandês foi parar do outro lado da pista, também na área de escape. A direção de prova determinou a entrada do safety car.
PARADA ANTECIPADA
Leclerc teve que adiantar seu pit stop e parou nos boxes já na quarta volta, logo após relatar que havia fumaça saindo de sua roda dianteira. O piloto da Ferrari, que largou de macios, voltou à pista com os compostos médios.
RELARGADA
Com o fim do safety car, Sainz seguiu tranquilo na relargada. Russell colocou pressão em Pérez, mas logo foi surpreendido por Fernando Alonso no retrovisor. Verstappen, de olho no pódio, seguia sua escalada pelo grid.
SUBINDO E SUBINDO
Em início de prova impressionante, Verstappen já era quinto com sete voltas de corrida – e tudo isso antes de o uso do DRS ser liberado. Após deixar Vettel para trás, o atual campeão da F1 passou por Alonso com enorme facilidade e assumiu a quarta posição. Com o impulso da asa móvel, foi a vez de Verstappen ultrapassar Russell na sequência.
IMPACTO NOS PNEUS
A degradação dos pneus era maior que a prevista para todos os pilotos. Sainz parou na volta 11 para colocar pneus médios, deixando Pérez na liderança provisória, e voltou à pista em sexto. O mexicano abriu para o companheiro Verstappen, que assumiu a ponta.
Pérez parou antes de Max que, de macios, esticou o primeiro stint para tentar uma estratégia de apenas uma parada. O holandês foi aos boxes na volta 16, colocou pneus médios e retornou à pista em segundo, entre Sainz e Pérez.
DE VOLTA AO TOPO
Verstappen foi se aproximando de Sainz, abriu a asa traseira e reassumiu a liderança com tranquilidade na volta 18. Três voltas depois, a diferença da Red Bull já era quase de seis segundos para o espanhol da Ferrari. Na sequência, foi a vez de Pérez superar Sainz e subir à segunda posição.
BOX, BOX
Correndo risco de ficar fora do pódio com o crescimento de Russell, a Ferrari convocou os dois pilotos aos boxes novamente. Sainz colocou compostos duros e voltou em quarto; Leclerc apostou em um novo jogo de médios, retornando em sétimo.
Duas voltas depois, a Red Bull chamou Pérez aos boxes, colocando um jogo de pneus puros no mexicano. Russell assumiu a vice-liderança provisória até parar na volta 30. Verstappen enfim parou na volta 31, colocando pneus macios novamente.
BRIGA NO MEIO
Na volta 35, Esteban Ocon protagonizou uma das principais ultrapassagens da corrida, talvez a melhor. Sebastian Vettel, que mirava Pierre Gasly pela direita, perdeu potência na reta. Ocon, então, veio pela esquerda e ultrapassou os dois carros de uma só vez.
E SE…
Sainz perguntou à Ferrari o que aconteceria se a equipe tentasse um terceiro pit stop. A resposta pelo rádio foi clara: “seria um P4, terminando atrás do Russell”. Nas voltas seguintes, o britânico foi girando mais rápido que o espanhol – na volta 39, a distância entre os dois era de 1s9. A vantagem de Sainz voltou a crescer e o o piloto da Ferrari cruzou em terceiro.
Na penúltima volta, a Ferrari chamou Leclerc para a terceira parada. O monegasco trocou os médios pelos macios de olho no ponto da volta mais rápida, sem sucesso. No final da corrida, o piloto da Ferrari recebeu uma penalização de cinco segundos por não desacelerar no pitlane, caindo da quinta para a sexta posição.
CHEGADA TRANQUILA
Estabelecido na ponta, Verstappen cruzou a linha de chegada com quase 18 segundos de vantagem para o companheiro Pérez. Esta é a nona vitória na temporada do holandês, que caminha a passos largos para conquistar o bicampeonato na Fórmula 1.
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*Com informações do GE