André Brandão (Podemos), candidato a deputado distrital pelo DF. Foto: Agenda Capital

Aqui não tem o voto de “cabresto”. Estou preparado para enfrentar este novo desafio, afirma André Brandão

Por Delmo Menezes

Brasiliense, 36 anos, morador do Guará, casado e pai de três filhos, graduado em engenharia elétrica com ênfase em computação e pós-graduado em Administração Pública. Este é o perfil profissional do candidato André Brandão (Podemos), que vai disputar uma das 24 cadeiras para deputado distrital no pleito de outubro próximo.

Com atuações importantes dentre elas, diretor da CEASA, Câmara Legislativa do DF, Presidência da TCB e Administração Regional do Guará, nesta entrevista ao Agenda Capital, Brandão afirma: “Precisamos de mais gestores e menos políticos. As pessoas têm pressa na renovação política, que sirvam de verdade à população e não a determinados segmentos”.

Leia a íntegra da entrevista:

AC – Porque ser candidato à Câmara Legislativa do DF?

André Brandão – Porque eu acredito que Brasília necessita de mais gestores e menos políticos. Precisamos de parlamentares que saibam quais são as suas atribuições reais e que trabalhem em prol da sociedade. Estamos cansados de promessas enganosas que não dão em nada, e cansados também de deputados e parlamentares que não nos representam. Para você ter uma ideia, 78% das leis elaboradas por estes parlamentares, são inconstitucionais. Então necessitamos de pessoas dentro da CLDF, que entreguem serviços de qualidade, que sirvam de verdade à população do DF. Eu acredito que estou preparado para enfrentar este novo desafio.

AC – Estamos observando uma campanha atípica, onde os recursos estão cada vez mais escassos. Faltando 30 dias para o encerramento da campanha eleitoral, como o senhor tem viabilizado sua candidatura à CLDF?

André Brandão – Com o apoio de muitos voluntários, muitos amigos, aqueles que acreditam que nós podemos fazer diferença na política do DF. Pessoas apaixonadas por nosso projeto, que estão apoiando e sustentando nossa candidatura. Aqui não temos o voto de ‘cabresto’ muito comum por aqueles que se acham dono das pessoas.

AC – Temos observado que alguns candidatos têm desistido de concorrer ao pleito de 2018 e manifestado apoio a sua candidatura. De que forma isto tem impactado de maneira positiva na sua campanha?

André Brandão – Eu acredito que as pessoas estão vendo no André Brandão a figura da renovação e da inovação na política. Acho que é isso que tem atraído alguns candidatos a desistirem e acreditarem no projeto político que nós estamos construindo agora.

André Brandão, candidato a CLDF pelo Podemos. Foto: Agenda Capital

AC – Antes da sua entrevista, alguns jovens e adultos que estavam praticando esportes na quadra aqui perto, ficaram no primeiro momento um pouco arredios com a sua candidatura, e logo após a sua fala, se tornaram mais receptivos. Isto tem a ver com a rejeição que grande parte da população está tendo com os políticos?

André Brandão – Estamos vivendo um momento político muito difícil, onde as pessoas estão desacreditadas, elas não se sentem representadas. Estão vendo na figura das pessoas que pleiteiam uma vaga na Câmara Legislativa, a mesma figura de um deputado eleito, que está se corrompendo. Na CLDF por exemplo, vários escândalos de corrupção vieram à tona nos últimos quatro anos. Então as pessoas, e com razão, querem mudanças. Eu creio que ainda existem cidadãos que querem fazer a política do bem e outros que querem fazer a política do mal com a sociedade. A partir do momento que a gente demonstra transparência, clareza, verdade naquilo que é falado, começa-se a comover as pessoas e elas começam a aceitar. Por isso que você viu algumas pessoas arredias no início, e depois que comecei a falar, que me expressei acerca dos nossos ideais, as coisas que nós queremos realizar, as pessoas acabam quebrantando o seu coração e vendo que ainda existem pessoas do bem.

AC – Os eleitores de uma maneira geral, ainda não definiram seus candidatos. A grande maioria prefere votar branco ou nulo. Como o senhor avalia esta situação?

André Brandão – Sim, com certeza, temos uma população desinteressada em participar do processo político, em virtude da corrupção que reina no meio. No DF por exemplo, temos algo em torno de 75% que ainda não sabem em quem vão votar para deputado distrital. Muitos afirmam que vão votar em branco. Acho que devemos votar e escolher bem nossos candidatos. Aqueles que tem proposta concretas, que já foram testados como bons gestores.

AC – Muitos políticos sempre falam que caso sejam eleitos, vão priorizar as áreas de Saúde, Educação e Segurança. Qual é o seu diferencial em relação a estes temas tão importantes para sociedade?

André Brandão – Priorizar com qualidade. Não adianta você dizer que vai investir e não sabe como investir e por que investir. O gestor de excelência sabe, quando, como e por que investir em áreas tão importantes para a sociedade. Na segurança pública por exemplo, temos visto deputados investindo suas emendas parlamentares em coisas que nunca serão executadas ou que não são exequíveis. A Saúde do DF nunca esteve tanto na ‘UTI’ como está agora. Você vai em qualquer hospital e as filas estão gigantescas. Um simples exame demora uma eternidade. As Upas (Unidades de Pronto Atendimento) estão funcionando de forma precária, sem profissionais para completar as equipes. No projeto original, elas foram criadas para desafogar as urgências / emergências dos hospitais. As Upas do DF têm capacidade para atender 400 pessoas/dia. Hoje elas estão atendendo em média 70 a 80 pacientes, e as emergências dos hospitais continuam lotadas. Um dos papéis do deputado, é verificar se realmente os recursos aplicados foram investidos onde se deveria. Para que haja a sua correta utilização é necessário que exista alguém responsável por fiscalizar os recursos liberados. Com uma fiscalização mais eficiente dos investimentos, é possível evitar fraudes e desvios do erário. Vejo hoje uma desmotivação nos servidores como nunca antes. Com os servidores motivados, teremos uma melhor qualidade no atendimento à população.

AC – Ser jovem e bem avaliado nos diversos cargos por onde passou, eleva o seu grau de responsabilidade caso seja eleito deputado distrital?

André Brandão – Com certeza. Para estar em alguns lugares você precisa ter um pouco de cabelos brancos. Eu já tenho um pouco (rsrs). Aumenta sim a responsabilidade com aqueles que acreditam no nosso projeto. São inúmeras pessoas que colocaram suas esperanças no André Brandão. São empresários, feirantes, pastores, padres, católicos, evangélicos, servidores públicos, servidores da inciativa privada, que acreditam que nós podemos fazer uma política para todos e não para um segmento específico.

AC – De André Brandão para André Brandão

André Brandão – Seja sempre honesto, correto, simples e humilde. Mantenha sempre seus princípios e valores. Um dia você vai realizar todos os desejos do seu coração.

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

  1. Uma boa entrevista é sustentada no tripé, Tema, Entrevistado e Entrevistador, feito essa triangulação fechamos o ciclo para uma grande reportagem, tenho acompanhado o desempenho de alguns candidatos a Câmara do DF e não encontrei “salvo exceções” ANDRÉ BRANDÃO, uma pessoa que sabe o que realmente quer;
    Forte e com convicção no que fala, o candidato André Brandão tem despontado com um grande concorrete para legislar em prol do Brasiliense, defensor da família e com foco, chegou para mudar a forma de fazer campanha e gerir as os mais variados temas, sendo corriqueiro ou profundo o jovem dá um banho nos concorrentes com muita propriedade,

    Parabéns André, comtinue com essa clareza nos assuntos e firme que serás recompensado pelo trabalho desenvolvido, e apresente aos cidadãos o que tem de melhor para mudar não só a história de Brasília como a do Brasil, quem sabe se nas profecias de Deus estará escrito, ANDRÉ BRANDÃO, Presidente do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here