Esplanada dos Ministérios. Foto: Matheus Brito

Por Redação

O marco zero da nova campanha do governo federal pela aprovação da reforma da Previdência terá como alvo deputados, senadores e funcionários públicos de Brasília. Em linhas gerais, a ideia é começar a quebrar a resistência de quem tem algum poder sobre o destino da empreitada, seja com o poder de voto, no Congresso, ou de pressão, via sindicatos e associações classistas, como no caso do Judiciário e do Ministério Público. Para isso, prédios da Esplanada dos Ministérios terão empenas (mídias vistas nas laterais) com a propaganda da reforma.

» Pode perguntar. As mensagens nos painéis nos ministérios mostrarão as “verdades” sobre a Previdência. A ação de marketing foi aprovada pelo Iphan.

» Reserve a data. O governo pretende fazer um grande ato de lançamento da fase mais agressiva da campanha (rádio, TV e demais mídias) pela reforma. A dificuldade, por enquanto, está em conciliar as agendas.

» Como assim?. A bancada do MDB na Câmara foi surpreendida pela nota de sua direção relativa aos pontos dos quais o partido discorda na reforma da Previdência, especialmente na questão dos professores. Faltou Romero Jucá combinar com os deputados.

» Como assim? 2. Outra bancada que teve gente pega de surpresa com decisão de sua cúpula foi a do PRB. O líder do partido na Câmara, Jhonatan de Jesus, disse não saber da intenção, anunciada por Marcos Pereira ao Estado, de mudar o nome do partido.

» Copia e cola. Detalhamento feito pela Consultoria Legislativa da Câmara mostra que, das 541 emendas apresentadas à MP 870, que altera a estrutura da Esplanada, 409 são idênticas ou semelhantes a outras.

» Suaves… A Advocacia-Geral da União vai recorrer da liminar do ministro Marco Aurélio Mello que derrubou a obrigação do governo do DF de devolver R$ 10 bilhões à União.

» …prestações. Para rebater as alegações do governador Ibaneis Rocha de que haverá forte impacto nas contas, o ministro André Mendonça argumentará que os valores não precisarão ser pagos de uma vez.

» ‘Má oe’!. Na visita que Jair Bolsonaro fez ao SBT, Silvio Santos pediu que ele participasse do programa de entrevistas The Noite, comandado por Danilo Gentili. O presidente gostou e deu sinal verde.

» Vem pra cá! Quem acompanhou a visita diz que foi grande a sinergia entre Silvio e o presidente.

» De olho. Bolsonaro recebeu no Planalto o grupo que tenta recriar a conservadora UDN. A audiência ocorreu pouco depois de eles terem dado entrada com pedido formal no TSE.

» CLICK. Ex-mulher de Bolsonaro, Rogéria comemorou seu aniversário numa pizzaria com o filho Carlos e amigos. “Obrigada por tudo Senhor”, escreveu em rede social.

» Pesos… Chamou a atenção no PSDB-SP a diferença como as gestões tucanas de João Doria e Bruno Covas lidam com investigações envolvendo auxiliares.

» …e medidas. Enquanto Gilberto Kassab e Aloysio Nunes Ferreira se afastaram do governo paulista, João Cury dá expediente na administração da capital.

» Todas as tribos. O ministro Santos Cruz embarca na segunda-feira para se reunir com índios em São Gabriel da Cachoeira (AM), como parte do trabalho de coordenar a ação social.

Da Redação com informações do Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here