Acordo cumprido. Em convenção realizada na tarde desta segunda-feira, presidente da CLDF foi escolhido para comandar a legenda

Por Redação

O deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa do DF. Rafael Prudente foi eleito, nesta segunda-feira (06/05/2019), presidente do Diretório Regional do MDB. O resultado da eleição era esperado devido ao acordo feito entre o líder da sigla no Distrito Federal, Tadeu Filippelli, o governador Ibaneis Rocha e o deputado Prudente.

Dos 71 votos possíveis, foram registrados 70, dos quais 64 foram favoráveis ao presidente da Câmara Legislativa (CLDF), três contras e três nulos. Depois de eleito, Prudente revelou à reportagem o desejo de levar novas pessoas para o partido. Questionado sobre quem almeja ter filiado à legenda, brincou: “Tem mais ou menos 150 pessoas fortes”. A posse dele ocorrerá em 31 de maio.

O novo chefe do MDB-DF explicou que a ideia é fazer a junção das experiências passadas com o novo. Ele quer ampliar a legenda para que “volte a ser o maior partido no DF”. “Claro, ouvindo quem fez parte da história do partido, como Filippelli e vários outros que continuam na Executiva, para que a gente pegue os acertos do passado e possa trazer pessoas novas para o partido crescer e ser aquela grande referência que já foi.”

A votação ocorreu das 14h às 17h30, com chapa única. A entrada de Filippelli no auditório onde estavam as urnas de votação foi seguida dos gritos de “eterno presidente”. Ibaneis não compareceu ao evento. Ele não podia votar porque não é membro do diretório eleito em 2015.

Em discurso após proclamação do resultado da votação, Filippelli disse ter enfrentado pancadas nos últimos dias. “Apanhei? Apanhei, mas era fundamental, porque o resultado do MDB unido é mais importante do que satisfação momentânea minha. Sei o que faço, o que fiz e como foi. Isso basta.” Ele ainda rebateu as críticas sobre o desempenho do partido nas eleições de 2018. “Dos 27 MDBs, só três elegeram vereador e deputado”, citou.

Integrantes do MDB e do Governo do Distrito Federal (GDF), a secretária da Mulher e nora do ex-vice-governador, Ericka Filippelli, e o secretário adjunto das Cidades, Gustavo Aires, estiveram no auditório do Edifício General Alencastro, local da eleição. Também filiado ao partido, o deputado distrital Hermeto foi à convenção durante a apuração dos votos.

Aires avaliou que essa é oportunidade de retornar projeto de fortalecimento dos núcleos da legenda. Segundo ele, o trabalho foi iniciado na sua presidência do partido, durante a licença de Filippelli para disputar as eleições de 2018. “O MDB é sempre democrático e busca união. Acho importante esse posicionamento do Filippelli de buscar entendimento”, assinalou. Advogado, Gustavo é filho do ex-deputado Odilon Aires (MDB), um dos históricos aliados do ex-vice-governador.

Da Redação com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here