Distritais analisam agora algumas emendas que foram propostas à matéria; entre elas, a de número 63, que prevê a liberação do UberX

Após quase cinco horas de discussões no Plenário da Câmara Legislativa e outros sete meses de análises, os deputados distritais aprovaram por unanimidade a regulamentação do Uber. A aprovação foi apenas em primeiro turno e, assim, a matéria ainda precisa ser votada novamente. O projeto recebeu 23 votos favoráveis. A deputada Liliane Roriz (PTB), que está de atestado médico, foi a única parlamentar que não compareceu à sessão.

Os deputados analisam agora algumas emendas que foram propostas à matéria. Entre elas, a de número 63, que prevê a liberação do UberX – modalidade mais barata do serviço de transporte. Apesar de ainda não ter sido votada, a aprovação dessa emenda é consenso entre os deputados.

De acordo com o texto aprovado, os taxistas também poderão atuar em aplicativos de transporte, uma vez que desliguem o taxímetro. As tarifas seriam cobradas de acordo com as estabelecidas pelas empresas de tecnologia.

Fica a cargo do GDF definir o órgão de normatização, gestão e fiscalização do Serviço de Transporte Individual Remunerado de Passageiros baseado em tecnologia de comunicação em Rede do DF (STIRP-DF).

Existe um ponto polêmicos entre as emendas aprovadas. A emenda 65 limita a quantidade de autorizações de veículos de aplicativos a cinquenta por cento da quantidade disponível ao serviço de taxi. Isso representaria 1,7 mil autorizações.
Por isso, a sessão chegou a ser suspensa por quase 20 minutos. Os deputados articulam para deixar a limitação de número de concessões a cargo do GDF.

Da Redação com informações do Correio

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente quem sairá prejudicada será sempre a população. Porquê limite de 50% das autorizações dos táxis, para o UBER? O serviço dos táxis está sendo prejudicado não por culpa somente do UBER mas principalmente pelo mau serviço dos Táxis prestado à população! Sugiro à câmara fazer uma pesquisa eficiente a respeito do desejo dos cidadãos do DF!
    Parabéns pelo Blog

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here