Por Redação

Na manhã deste sábado (19/01) o governador Ibaneis Rocha, participou da abertura do Dia D em combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite, entre outras doenças, a dengue. As atividades foram iniciadas em Samambaia e integra o projeto SOS Saúde. A ação integra o SOS DF Saúde.

O secretário da Saúde, Osnei Okumoto, conta que a ação precisa ser feita durante todo ano e não apenas em período de chuva, quando os casos de dengue aumentam. “Hoje é uma ação mais educativa. Apresentar às pessoas da região o que é o mosquito. Mas as visitas serão feitas o ano inteiro”, afirma.

Segundo Okumoto, há cidades com índices de infestação altos, como Paranoá, Brazlândia e Lago Norte. A princípio serão regiões tratadas com prioridade. “Começamos a ação em Samambaia porque era um local com alto índice de foco de dengue, agora esses índices caíram. E é importante reforçar isso nessa região”, ressalta.

Mais de 500 profissionais, entre agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, militares do Corpo de Bombeiros e servidores de diversos órgãos estarão nas ruas da região administrativa para orientar a população e auxiliar no combate ao criadouro mosquito, que é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

As ações da força-tarefa em Samambaia são estratégicas e se destinam a garantir a proteção dos moradores daquela localidade, e de todo o Distrito Federal, uma vez que a região é próxima ao município goiano de Santo Antônio do Descoberto, onde foram notificados 31 casos da doença somente nas duas primeiras semanas de 2019.

A infestação de imóveis preocupa

No Distrito Federal, de acordo com a série de 2013 a 2018, do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), o ano passado fechou com um aumento de 60% de imóveis residências e comerciais com larvas, se comparado ao ano de 2013. O acréscimo é ainda mais expressivo, de 166%, se levado em consideração o ano de 2016.

Diante dos dados, o engajamento da população é fundamental no combate ao criadouro do Aedes aegypti. Além do manejo nas residências, evitando deixar água parada e eliminando possíveis focos do mosquito a população deve fazer o dever de casa, inspecionando a sua residência ou casa comercial pelo menos uma vez por semana e comunicando a existência de focos à Secretaria de Saúde. O contato pode ser feito por meio do telefone 160.

Entenda o SOS DF – Chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha lançou, na última segunda-feira (14), a Força-tarefa para Prevenção e Combate à Dengue e outras Arboviroses. O objetivo é reduzir a incidência do Aedes em todas as regiões administrativas. Para isso, além dos recursos humanos, a Saúde conta com 60 novas caminhonetes, entregues pelo governador no dia 4 de janeiro.

No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde registrou 14 casos suspeitos de dengue na primeira semana epidemiológica deste ano. Não houve casos graves e óbito por dengue nesse período ou no ano passado. Os dados constam no Boletim Epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, divulgados esta semana. No entanto os dados de infestação de imóveis são preocupantes e justificam todas essas ações.

Da Redação com informações da Ag. Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here