
Para participar da seleção, que terá caráter eliminatório e classificatório, os estudantes devem ter no mínimo 16 anos na data de inscrição e não completar 18 anos até o retorno ao Brasil
Por Redação
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Educação (SEEDF), acaba de instituir o programa de intercâmbio internacional “Pontes para o Mundo”, uma iniciativa que promete transformar a vida de estudantes da rede pública. O decreto nº 47.210, publicado nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial do DF, estabelece os critérios e objetivos para que alunos do ensino médio vivenciem uma experiência educacional e cultural imersiva no Reino Unido durante 17 semanas.
Para participar da seleção, que terá caráter eliminatório e classificatório, os estudantes devem ter no mínimo 16 anos na data de inscrição e não completar 18 anos até o retorno ao Brasil. Além disso, é necessário estar matriculado na 2ª série do ensino médio regular ou na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas modalidades concomitante e integrada, em escolas públicas do DF, e ter cursado integralmente a 1ª série do ensino médio em instituições educacionais públicas do Distrito Federal. Um requisito fundamental para a candidatura é a fluência em inglês.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, expressou grande entusiasmo com o lançamento do programa. “Estamos muito animados com o Pontes para o Mundo. É uma chance incrível para os nossos estudantes conhecerem outra cultura, vivenciarem o idioma local nessa imersão e voltarem com aprendizados que fazem diferença de verdade na formação deles”, destacou.
A distribuição das vagas será proporcional ao número de estudantes matriculados no ensino médio nas escolas públicas, considerando as Coordenações Regionais de Ensino. Durante as 17 semanas de intercâmbio no Reino Unido, os alunos participarão ativamente de atividades educacionais, visitas técnicas e culturais, além de encontros com orientadores, tudo planejado para complementar seu aprendizado.
O edital com o número de vagas e outros detalhes sobre o processo seletivo será divulgado em breve no site oficial da SEEDF. O “Pontes para o Mundo” representa um marco na educação pública do Distrito Federal, abrindo portas para que jovens talentos expandam seus horizontes e construam um futuro ainda mais promissor.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital