O governador Ibaneis Rocha recebeu em sua residência, no Lago Sul, nesta quinta-feira (7), um grupo de governadores para discutir os efeitos do recente aumento tarifário anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e buscar soluções pautadas no diálogo e no melhor para a população. Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

De acordo com o governador Ibaneis, anfitrião do encontro, a reunião foi motivada pela preocupação com o “tarifaço” e a “ausência de negociação do governo federal”

Por Redação

Governadores de nove estados se reuniram em Brasília, na quinta-feira (7), a convite de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, para debater o aumento de tarifas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O encontro, realizado na residência oficial de Ibaneis, no Lago Sul, teve como objetivo principal traçar estratégias para mitigar os impactos econômicos da medida e buscar soluções pautadas no diálogo.

Participaram da reunião, além de Ibaneis Rocha, os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Junior (Paraná), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wilson Lima (Amazonas).

Os principais governadores do país participaram de uma reunião em Brasília a convite de Ibaneis Riocha. Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Diálogo direto com o governo Trump

Durante o encontro, os chefes do executivo estadual concordaram em buscar um canal de diálogo direto com o governo norte-americano de Donald Trump. A iniciativa visa reafirmar o compromisso com a ampliação do mercado internacional e a abertura de novas oportunidades para produtos brasileiros.

Segundo Ibaneis Rocha, a reunião foi motivada pela preocupação com o “tarifaço” e a “ausência de negociação do governo federal”. Ele destacou a necessidade de união em um momento “tão delicado da cena política brasileira”.

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Ampliação do diálogo e pacificação política

Além da pauta econômica, os governadores também discutiram a necessidade de distensionamento e pacificação entre os Poderes no Brasil. “O país precisa caminhar junto”, afirmou Ibaneis, ressaltando que o grupo de governadores está alinhado em buscar soluções que beneficiem a população e a economia nacional.

Após o encontro, o governador do DF informou que dará continuidade às discussões com presidentes de partidos e o Congresso Nacional, buscando unir forças para enfrentar os desafios atuais.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais com experiência em diversos órgãos da administração direta e indireta. Analista político e observador atento da política local e nacional. Editor-Chefe do portal de notícias Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here