Com capacidade para atender 188 crianças em tempo integral, Cepi Flor do Cerrado é mais um equipamento público levado pelo GDF ao bairro. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

A inauguração contou com a presença do governador Ibaneis e outras autoridades do GDF

Por Redação

O Jardins Mangueiral recebeu, nesta quarta-feira (5), seu primeiro Centro de Ensino da Primeira Infância (Cepi). Em uma cerimônia de entrega marcada pela alegria, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou o Cepi Flor do Cerrado, um novo equipamento público com capacidade para atender 188 crianças em tempo integral.

A unidade, localizada na Praça de Atividades, receberá crianças de 4 meses a 4 anos de idade, funcionando em período integral de 10 horas e garantindo segurança alimentar, conforme destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Esta é a segunda unidade escolar entregue pelo GDF no bairro, que já contava com o Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral, e deve receber em breve um terceiro: um Centro de Ensino Fundamental (CEF).

Cepi Flor do Cerrado é mais um equipamento público levado pelo GDF ao bairro. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

Compromisso cumprido: fila de espera por vagas em queda

O governador Ibaneis Rocha ressaltou que a entrega do novo Cepi faz parte de um esforço contínuo de sua gestão para ampliar o acesso à educação infantil e zerar a fila por creches no DF.

“Quando recebemos o governo, em 2019, tínhamos aproximadamente 25 mil crianças fora de creches. Hoje nós temos menos de 1,5 mil, e grande parte delas ainda não completaram os 4 meses, que é a idade de entrar numa creche pública”, enfatizou o governador, destacando a importância do Cartão Creche para apoiar famílias com vagas na rede privada.

A vice-governadora Celina Leão reforçou o compromisso: “Estamos avançando para zerar a fila de espera por creches, um compromisso da nossa gestão e que, com a inauguração do Cepi Flor do Cerrado, damos mais um passo firme para garantir o acesso à educação para as nossas crianças”.

Inauguração da Cepi Flor do Cerrado no Jardins Mangueiral. É mais um equipamento público levado pelo GDF ao bairro. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

Estrutura moderna e acolhedora

Com um investimento total de R$ 7.356.548,60, provenientes do FNDE e contrapartida do GDF, o Cepi Flor do Cerrado oferece uma infraestrutura completa e moderna em uma área de 1.708,42 m².

Principais características da estrutura:

  • Dez salas de aula e nove salas de atividades para maternal I e II.
  • Dois berçários, fraldário, lactário e sala de amamentação.
  • Solário, sala multiúso e sanitários adaptados.
  • Refeitório e áreas de recreação coberta e descoberta (com duchas).
  • Espaço de convivência para os pais: Uma novidade idealizada pela Secretaria de Educação, visando o acolhimento das famílias.

O benefício da nova creche já foi sentido pelas famílias. A aposentada Maria José Veras, moradora de São Sebastião, aprovou o espaço e ressaltou o ganho em tranquilidade e economia para a família de seu neto, Ravi Lorenzo, 3 anos: “É melhor do que pagar uma creche particular, que minha filha estava pagando R$ 800, mas não deu conta”. A gerente de eventos Alexandra Ferreira, 43, mãe de Aurora, 2, celebrou a oportunidade de desenvolvimento pedagógico perto de casa, indo mais tranquila para o trabalho.

Investimento contínuo na região

O Cepi é mais um equipamento público levado pelo GDF para beneficiar a população do Jardins Mangueiral, São Sebastião e Jardim Botânico, que somam mais de 174 mil habitantes. Ibaneis Rocha elencou outros investimentos na área:

  • Duplicação da DF-140 no Tororó.
  • Construção de um hospital em São Sebastião.
  • Entrega de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
  • Entrega de viadutos que facilitaram o acesso ao Plano Piloto.
  • Assinatura da ordem de serviço do viaduto que ligará São Sebastião e Jardins Mangueiral ao Jardim Botânico.

O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, agradeceu o empenho do governo, destacando que a região, que por 30 anos foi “abandonada”, está tendo sua história construída com a entrega de escolas e melhorias na infraestrutura.

Desde 2019, o GDF já inaugurou 27 unidades de educação infantil em diversas regiões do DF e conta com mais oito Cepis em construção, reforçando a expansão da educação infantil no Distrito Federal.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here