Inmet alerta para baixa umidade do ar no DF. Joésdon Alves/Agência Brasil.

Inmet emite aviso de perigo para a capital federal; tempo seco e risco de incêndios exigem cuidados reforçados até a próxima semana.

Por Elza Neves

Com o agravamento da estiagem e a ausência prolongada de chuvas, o Distrito Federal enfrenta um dos períodos mais críticos do ano em relação ao clima. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitou alerta laranja, que indica condição de perigo, devido à acentuada queda na umidade relativa do ar. Os índices podem alcançar a marca de 12% nesta sexta-feira (14) e no sábado (15), com maior intensidade durante os períodos da tarde.

A situação é provocada por uma massa de ar quente e seco atuando sobre a região central do país. Essa estabilidade atmosférica impede a formação de nuvens e prolonga o período de seca. Segundo a previsão meteorológica, esses índices extremamente baixos ainda podem se repetir até a próxima segunda-feira (17).

Risco de alerta vermelho e previsão para os próximos dias

Na tarde desta sexta-feira, a região do Gama deve atingir o percentual de 12%, marca que coloca a capital federal na faixa laranja do Inmet. Até o momento, o menor índice registrado em agosto no DF foi de 13%, no dia 10, também na Estação Meteorológica do Gama (Ponte Alta).

Caso os termômetros e higrômetros registrem valores abaixo dos 12%, o estado do Inmet passa a ser elevado para a cor vermelha, grau máximo de severidade que indica grande perigo à saúde humana e alto risco de queimadas.

A partir de terça-feira (18), a tendência é de uma ligeira recuperação nos níveis de umidade, estabilizando-se em média entre 30% e 35%. Embora represente uma melhora pontual, os índices continuam abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. Não há previsão de chuva para a região no curto prazo.

Cuidados essenciais com a saúde e o ambiente

A combinação de altas temperaturas e baixíssima umidade exige atenção redobrada da população para evitar desconfortos respiratórios, desidratação, sangramentos nasais e irritação nos olhos.

Recomendações para o dia a dia:

  • Hidratação constante: Aumente o consumo de água, sucos naturais e água de coco, mesmo sem sentir sede.
  • Ambientes umedecidos: Utilize umificadores, bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa, especialmente durante a noite.
  • Atenção aos horários de treino: Evite a prática de atividades físicas ao ar livre no período entre 10h e 17h, momento em que o ar está mais seco e o sol mais forte.
  • Cuidados com a pele e mucosas: Aplique hidratante corporal e protetor solar. Para os olhos e nariz, utilize soro fisiológico.
  • Alimentação leve: Priorize refeições com frutas e verduras ricas em água e evite alimentos gordurosos ou excessivamente salgados.
  • Prevenção de incêndios: Não jogue bitucas de cigarro nas vias públicas ou próximo à vegetação e jamais ateie fogo em lixo ou lotes vagos. O risco de focos de incêndio florestal nesta época é extremamente alto.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here